O que gera score?

Perguntado por: ibotelho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

O cálculo desse indicador é feito com base em informações de bancos de dados de birôs de crédito, como a Serasa. Essas informações incluem o histórico de pagamento de dívidas, o número de consultas realizadas ao CPF ou CNPJ, entre outros fatores.

Dicas para aumentar o Serasa Score

  1. Ative o Cadastro Positivo e mantenha as contas em dia. ...
  2. Saia da inadimplência e quite as parcelas de dívidas até o prazo de vencimento. ...
  3. Não peça muito crédito em pouco tempo. ...
  4. Desenvolva um tempo de relacionamento com o mercado de crédito.

Segundo a Serasa, um score bom está entre 501 a 700, e um score excelente está entre 701 a 1.000.

O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos seis meses. É um modelo estatístico voltado para a análise de risco de crédito a partir de informações como consultas ao CPF, histórico de pagamento de crédito, dívidas e outras.

O Score sempre aumenta logo após o pagamento da dívida
O pagamento e a regularização das dívidas tendem a aumentar a pontuação, mas pode levar um tempo para que ela suba. Não há "fórmula mágica" para aumentar o Serasa Score rápido. Por isso, quanto antes você quitar dívidas, melhor para a pontuação.

O Serasa Score muda conforme a evolução do comportamento financeiro. Por exemplo: se neste mês você pagou a fatura do cartão de crédito em dia ou renegociou uma dívida, isso já pode ser suficiente para fazer seu Score aumentar alguns pontos depois de algum tempo.

A única forma de aumentar a pontuação é pagar as contas em dia. Por isso, desconfie sempre de pessoas que pedem dinheiro em troca de serviços para aumentar o score. Isso não é possível nem permitido. Aliás, o Serasa Score é um sistema gratuito.

de 0 a 300 pontos: ruim; de 301 a 500 pontos: regular; de 501 a 700 pontos: bom; de 701 a 1000 pontos: muito bom.

de 25 a 59 anos: 31% possuem alto risco de crédito; 35%, risco médio; e 34% possuem baixo risco, mostrando um maior equilíbrio entre os Scores; acima de 60 anos: apenas 20% possuem alto risco de crédito; 25%, risco médio; e 54% possuem baixo risco.

O seu score é prejudicado quando você deixa suas finanças desorganizadas e mantém hábitos financeiros ruins, como: Atrasar o pagamento das contas de casa, como conta de luz, água, telefone. Não pagar as faturas do cartão de crédito e dos cartões de loja. Não quitar empréstimo.

Portanto, o score de crédito demora um pouco para ser atualizado, podendo ser semanas, mês ou meses. Mas não precisa desanimar e nem ficar triste: monitore o seu CPF com frequência para acompanhar as flutuações da sua pontuação e mantenha bons hábitos financeiros para conseguir aumentar o score.

O primeiro passo para conquistar uma pontuação de crédito elevada é estabelecer um histórico sólido de pagamentos pontuais. Pagar as contas em dia, incluindo faturas de cartão de crédito, empréstimos estudantis, financiamentos ou qualquer outro compromisso financeiro, é fundamental.

Dicas para movimentar o CPF de forma estratégica:

  1. Pague suas contas em dia: ...
  2. Utilize o cartão de crédito de forma consciente: ...
  3. Diversifique suas movimentações financeiras: ...
  4. Mantenha seu CPF ativo: ...
  5. Fique atento aos seus dados cadastrais:

Pedir cartão de crédito diminui Score? Essa é uma dúvida bastante comum, no entanto, pedir cartão de crédito não diminui o seu score. Você pode ter diversos cartões de crédito sem afetar seu score, contanto que você pague todos eles no prazo correto.