O que fazer com o Fies quando acaba a faculdade?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 2 de julho de 2023
4 / 5 15 votos

O pagamento do FIES pode ser descontado diretamente na fonte para quem estiver empregado formalmente (CLT ou servidor público), ou através de boleto bancário, exceto nos casos em que os valores são descontados diretamente da fonte de renda do beneficiado.

36 — O estudante deverá solicitar o encerramento quando terminar o prazo de utilização do financiamento? Não. As fases de carência e amortização serão iniciadas automaticamente após a conclusão do período de utilização do financiamento.

Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00. Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].

Após fazer a utilização do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) durante o curso de graduação em uma instituição particular e finalizar a faculdade, o estudante precisa realizar o pagamento do Fies.

Sim. Quem já é formado em um curso superior pode se inscrever para participar do Fies. No entanto, vale reforçar que não é tão fácil para esse candidato que já tem curso superior completo conseguir o financiamento, já que a concorrência é alta e a prioridade é de quem está ingressando em sua primeira graduação.

Após se formar, o estudante que utilizou o Fies tem de pagar os juros de financiamento. Esse valor é pago a cada três meses e não pode ultrapassar R$ 150. A carência é de 18 meses após a conclusão do curso. Quando começar o período de amortização, passa a ser cobrado o valor do financiamento mais os juros.

Como acessar o portal Sifesweb

  1. Acessar o site oficial do Portal Sifesweb;
  2. Inserir o seu CPF e senha;
  3. Caso não tenha conta, basta ir em cadastre-se;
  4. Na aba superior do site, basta ir em “Contrato FIES”;
  5. Depois selecione “Contrato”.
  6. Agora você consegue conferir seu saldo devedor FIES Caixa.

Essa é uma das preocupações de quem pensa em fazer o FIES, mas não sabe se terá um bom emprego para pagar as parcelas do financiamento depois de se formar. A boa notícia é que a dívida do FIES pode ser paga com trabalho.

Ele se refere às parcelas devedoras do financiamento, considerando os juros do FIES. Todo o valor devido, ou seja, aquilo que foi pago pelo Governo enquanto você estudava, compõe o saldo devedor.

O aditamento semestral do FIES é requisito obrigatório para a continuidade do financiamento. O estudante que não fizer a renovação a cada semestre terá seu contrato cancelado. O aditamento precisa ser feito semestralmente, mesmo que a matrícula do curso aconteça uma única vez ao ano.

Onde quitar dívida do FIES com desconto? As renegociações podem ser feitas tanto na Caixa Econômica Federal quanto no Banco do Brasil. Caixa Econômica Federal: pode ser feita pelo aplicativo “FIES Caixa” ou pelo Sistema de Financiamento Estudantil.

- O reembolso deverá ser solicitado através do protocolo específico (Protocolo Reembolso FIES) no portal do aluno, é obrigatório informar número de conta corrente ou conta poupança em nome do aluno ou responsável financeiro, para que o reembolso seja feito.

O saldo devedor do estudante aumenta por conta das taxas de juros do financiamento.

Ou seja, não é possível fazer duas graduações simultaneamente e usufruir do financiamento em ambas. O financiamento vai valer para o curso que você fizer a matrícula primeiro. Você pode utilizar o FIES para financiar seu curso em uma instituição privada, e o Sisu para ingressar em uma universidade pública.