O que faz o pescoço engrossar?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Esse é um dos sinais de bócio (aumento dessa glândula), por fatores como falta de iodo na dieta; condições autoimunes, como doença de Graves (hipertireoidismo), relacionada a aumento de secreção de hormônios tireoidianos. Se a grossura é permanente, ainda pode ser por fibrose no músculo do pescoço.

A papada, também conhecida como gordura submentoniana ou queixo duplo, é uma condição muito comum. Ela ocorre quando uma camada de gordura se forma abaixo do queixo. Geralmente, está associada ao excesso de peso, envelhecimento ou ainda fatores genéticos.

Deite- se de costas e flexione o pescoço até o queixo tocar o peito e repita o movimento 10 vezes. Quando você faz isso há mais de um mês, pode fazer até 50 repetições pois o músculo irá fortalecer cada vez mais. Em seguida, mova a cabeça na direção do ombro e mantenha a posição por 5 segundos.

Entenda o que é a síndrome de cushing. A circunferência do pescoço pode dizer muito sobre a saúde. As causas para a papada vão muito além do ganho de peso: bócio, excesso de corticoide e até uma doença chamada cushing.

A flacidez no pescoço acontece quando a pele tem uma perda de colágeno e elastina com o passar dos anos. “O pescoço tem menos glândulas sebáceas que o rosto, por exemplo. Portanto, ela acaba sendo uma área que fica flácida mais fácil”, explica Geisa Costa, médica dermatologista, de São Paulo.

Sim! Há tratamentos que ajudam a diminuir o volume na região. A dermatologista Mariana afirma que o melhor caminho é definido dependendo do tipo de papada. Se for relacionada à flacidez, a estimulação de colágeno pode ser a melhor escolha.

Ao perder peso, no cômputo geral, a pessoa notará uma diminuição geral da quantidade de gordura em volta do pescoço.

Lenços, cachecóis e blusas de gola alta são peças excelentes para seu vestuário, pois além de agregar um charme a mais na composição, ajudam a esconder o pescoço e evitar que a papada fique à vista de forma bastante simples.

5 exercícios para aliviar a tensão no pescoço

  1. Flexão de pescoço. Incline a cabeça para frente até encostar o queixo no peito e mantenha a posição por 5 segundos. ...
  2. Flexão lateral de pescoço. ...
  3. Alongamento com braços cruzados. ...
  4. Movimentos circulares com o pescoço. ...
  5. Alongamento dos ombros.

Ela pode estar associada ao excesso de peso, ao processo de envelhecimento e a fatores genéticos. Nos casos iniciais, notamos a perda de firmeza da pele, modificando o nosso contorno facial. Em casos mais intensos e com acúmulo de gordura associado, há um grande prejuízo da harmonia do rosto.

Doenças que causam caroços no pescoço incluem doenças de pele, como cisto sebáceo, alterações congênitas, alterações na tireoide ou mesmo doenças autoimunes, como a sarcoidose. Outras infecções, como a mononucleose, HIV ou tuberculose também podem causar aumento de linfonodos.

Quando ocorrem na região do pescoço, podem resultar em rigidez muscular e no surgimento de pequenos caroços. Como formas de tratamento, é recomendado o uso de compressas mornas, relaxantes musculares e repouso, até resolução do quadro.

até 37 cm

Para medir o tamanho do pescoço deve-se ficar de pé e passar a fita métrica em volta do pescoço, posicionando-a exatamente no meio do pescoço. A medida ideal da circunferência do pescoço é de até 37 cm para homens e de até 34 cm para mulheres.

Flexão lateral de pescoço
Coloque o peso e a toalha no lado direito da cabeça e segure-o no lugar com a mão direita. Mova a cabeça em direção ao ombro direito, flexionando lateralmente o pescoço para cima e depois lateralmente para baixo novamente. Faça isso por 15 repetições, alterne o lado e faça mais 15 repetições.

Por que sou magra e tenho papada? Apesar de ser mais em pessoas com excesso de peso e naquelas que emagreceram muito, a papada também pode ocorrer em pessoas mais magras, tanto em homens quanto em mulheres, principalmente a partir dos 45 anos.

A média da CP foi de 39,5 cm (DP ± 3,6) nos homens e 34 cm (DP ± 2,9) nas mulheres (Tabela 1).