O que eu posso fazer com 500 pontos no Enem?

Perguntado por: rapolinario3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta. Veja a tabela com as bolsas e descontos da Uniasselvi: 35% de bolsa com até 450 pontos de média. Sobe para 40% com média de 451 a 500 pontos.

Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina pelo Sisu. A pontuação média necessária para ser aprovado em Medicina no ENEM através do Sisu é atualmente de 812 pontos. A nota mais alta alcançada é de 920 pontos, enquanto a menor nota é de 772 pontos.

Sisu 2023/1
Letras na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - 497,72. Pedagogia na Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT) - 495,68. Ciências Biológicas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - 494,64. Geologia na Universidade Federal de Roraima (UFRR) - 494,4.

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

Os cursos mais disputados, como Medicina e Engenharia, exigem 800 pontos ou mais para conseguir uma vaga. No entanto, com pouco mais de 600 pontos no Enem é possível passar em diversos cursos. O ProUni concede bolsas de estudo em universidades privadas a estudantes de baixa renda.

A nota obtida no Enem serve como critério de classificação para o Prouni (Programa Universidade para Todos). Quanto maior a nota, maiores as chances de se obter o benefício. O Prouni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em faculdades privadas.

Com a nota do Enem, caso atinja a pontuação mínima exigida (normalmente 300 pontos), o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular. Para isso, basta ter o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.

Como saber se fui bem no Enem? Geralmente, a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes.

A nota do Enem garante Bolsas de Estudo
Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta.

450 pontos

No entanto, o candidato deve ter feito, no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação para participar. A nota de corte em Medicina pelo FIES gira em torno de 723 pontos. Em 2021, a maior pontuação foi de 773 pontos, e a menor, 672 pontos.

Se sua média no Enem foi de até 500 pontos, é possível cursar, pelo Sisu, cursos como Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Logística, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo.

Atualmente, a faculdade mais curta é do tipo tecnólogo. O tecnólogo é uma modalidade de curso de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. A diferença é que esse tipo de graduação oferece uma formação mais especializada, focada em determinada área do mercado de trabalho.

Embora algumas faculdades ainda invistam em um vestibular próprio, é possível dizer que a grande maioria também trabalha com a nota do Enem, seja como complemento, seja como forma alternativa de ingresso.

Conclusão. Tirar nota 1000 na redação do Enem pode ser um grande diferencial para a sua vida acadêmica e profissional. Para alcançar essa pontuação, é necessário atender a todas as competências avaliadas na redação e ter um bom repertório sociocultural.

Cursos mais difíceis (nota de corte: 700 a 850 pontos, em média)

  • Medicina.
  • Odontologia.
  • Engenharia Civil.
  • Direito.
  • Arquitetura e Urbanismo.
  • Farmácia.

Funciona assim: se aprovado, o inscrito terá parte do valor da faculdade pago pelo programa e só precisará devolver os valores anos depois. É bastante semelhante a empréstimos feitos pelos bancos, só que por ser governamental, alcança aqueles com baixas condições financeiras.