O que está escrito em João 5?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

Jesus cura um inválido no Sábado — Ele explica por que os homens devem honrar o Filho — Jesus promete levar o evangelho aos mortos — O homem é ressuscitado e julgado e recebe sua glória pelo Filho — Jesus obedece à lei divina de testemunhas. 1 Depois disso havia auma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

Porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão (Ele o fez porque conhecia bem o ódio dos líderes e o resultado de Sua quebra das leis feitas pelo homem; possivelmente esse foi o motivo pelo qual Ele não ficou para curar outros; de qualquer modo, foi o Espírito Santo que Lhe disse o que ...

Apóstolo João

1 João 5 é o quinto e último capítulo da Primeira Epístola de João, de autoria do Apóstolo João, que faz parte do Novo Testamento da Bíblia.

v. 24: Palavra e fé vão juntas, isto é, estão unidas, sendo que a palavra provoca a fé. O texto diz ainda que quem crê, alimentado na fé que vem pela palavra pregada pelo filho, e crê no pai que o enviou, esta pessoa tem a vida, está livre do juízo e passou da morte para a vida.

18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca. 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

Contudo, é amplamente aceito que ele era um paralítico, pois Jesus ordenou a ele que se levantasse, tomasse seu leito e andasse. Outro ponto que parece indicar a condição de paralítico daquele homem era a sua dependência de alguém que o colocasse nas águas do tanque.

Quer Deus responda aos nossos pedidos imediatamente ou mais tarde, temos que estar prontos para ele e responder quando esse momento chegar. Como com o homem no tanque, pode vir quando menos esperamos. Devemos estar preparados para que Deus responda em seu próprio tempo, em sua própria maneira.

O Evangelho de João é ricamente doutrinário, sendo alguns dos principais temas a divindade de Jesus como o Filho de Deus, a Expiação de Cristo, a vida eterna, o Espírito Santo, a necessidade de nascer de novo, a importância do amor ao próximo e de acreditar no Salvador.

As histórias de fé e os milagres feitos por Jesus são partes valiosas dos ensinamentos bíblicos que nos mostram o poder, a força e a misericórdia daquele que deu Sua vida por nós. Uma das passagens bíblicas marcantes traz 'A cura do paralítico no tanque de Betesda', episódio mencionado somente no Novo Testamento.

I, p. 65). João declarou que o objetivo para o qual escreveu esse livro foi persuadir as pessoas a “[crer] que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, [tivessem] vida em seu nome” (João 20:31).

Quando dizemos “o justo viverá da fé”, queremos dizer que somos guiados e dirigidos por nossa fé. Agimos de modo coerente com nossa fé — não no sentido de uma obediência irrefletida, mas com confiança em nosso Deus e sincero amor por Ele e pela inestimável sabedoria que Ele revelou a Seus filhos.