O que é uma redação descritiva subjetiva?

Perguntado por: smatos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

A descrição presente nos textos descritivos pode ser expressa de duas formas: Descrição subjetiva: é identificada quando se descreve usando a linguagem conotativa, a fim de conferir um caráter poético ao texto. Esse tipo de descrição é muito comum em textos literários.

A descrição subjetiva, por sua vez, é cheia de opiniões e juízo de valor. Além de retratar o que está em evidência, o observador insere no texto as suas próprias impressões.

Exemplo de descrição subjetiva:
"A bonita cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem. O que há na cidade se resume em praticamente algumas poucas lojas, uma escola muito boa, uma igreja lindíssima e uma praça muito florida."

Como já foi explicado nesse artigo, para começar um texto descritivo, é necessário descrever características de alguma pessoa, objeto, situação, sentimentos que faça que o receptor da mensagem monte com os detalhes o que o autor quer transmitir.

Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.

Uma questão subjetiva é aquela em que a resposta depende de pessoa para pessoa, conforme suas crenças, conhecimentos e convicções. Enquanto, uma questão objetiva é aquela direta, que permite a mesma resposta para todas as pessoas.

Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção. Para entender bem esses dois conceitos, observe os exemplos abaixo: “O rapaz era branco, de olhos verdes, muito animado e conversador. Ele entrou na sala, conversou com todos de uma forma muito simpática e conquistou o cargo.”

Há dois tipos: descrição objetiva e descrição subjetiva. A primeira traz os elementos com base na realidade, sem interferência do autor. Já a segunda traz elementos subjetivos, evidenciando o ponto de vista do autor por meio de adjetivos de juízo de valor.

É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos. Entre os sinônimos de subjetivo estão: intrínseco, tendencioso, individual, peculiar, pertinente.

Distingue-se a interpretação subjetiva e objetiva. A interpretação subjetiva tem por fim a verificação da vontade real dos contraentes, enquanto a interpretação objetiva visa a esclarecer o sentido das declarações que continuem dúbias ou ambíguas por não ter sido possível precisar a efetiva intenção das partes.

Essa diferenciação se refere a natureza do discurso. A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto. Na descrição subjetiva ocorre o oposto, o observador se envolve com o objeto descrito, revelando as impressões captadas.

Na dissertação subjetiva, o autor do texto o escreve na primeira pessoa. Dessa forma, fica explícito e evidente que as ideias e opiniões apresentadas ao longo do texto refletem o ponto de vista do autor.

A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto. Na descrição subjetiva ocorre o oposto, o observador se envolve com o objeto descrito, revelando as impressões captadas.