O que e reciprocidade?

Perguntado por: eaguiar . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Em psicologia social, reciprocidade refere-se a responder uma ação positiva com outra ação positiva, e responder uma ação negativa com outra negativa.

Reciprocidade é um substantivo feminino que significa mutualidade, representando a característica do que é recíproco. Reciprocidade significa dar e receber, por isso, é uma condição essencial para a qualidade das relações entre as pessoas.

O que significa Recíproco:
Se uma pessoa diz: “prezo muito a nossa amizade” e ouve a resposta “o recíproco é verdadeiro”, significa que essa última tem o mesmo sentimento. No caso da expressão "amor recíproco", o recíproco indica que o amor é correspondido.

Relacionamento sem reciprocidade é quando seu parceiro não vibra por você. A pessoa que você ama não se alegra com suas conquistas, te inferioriza, e não quer evoluir com você. Não há elogios sinceros, críticas construtivas e vontade de estar em sua companhia.

A reciprocidade é, portanto, uma correspondência mútua entre as pessoas. Ela se baseia na ideia de tratar os outros com respeito para, assim, merecer ser respeitado da mesma maneira. De acordo com o sociólogo Alvin Gouldner, essa atitude se encontra nas mais diversas culturas e sociedades, sendo algo universal.

Característica do que é recíproco: 1 reciprocação, recíproca, mutualidade, correspondência, correlação, proporção, interdependência, solidariedade.

Dizemos que “A recíproca é verdadeira” quando uma pessoa quer demonstrar de forma prática que sente o mesmo em relação à outra. Essa expressão tem como principal termo a palavra feminina recíproca oriunda do latim reciprocus.

O conceito de reciprocidade, por sua vez, consiste na correspondência e na mutualidade de sentimentos. Se você ama o seu namorado, e o seu namorado ama você, por exemplo, estamos diante de uma relação de amor recíproco.

Existem dois tipos de paixão, a recíproca e a não recíproca. Quando há paixão recíproca, duas pessoas sentem uma atração mútua e decidem se unir em uma relação e expressar seus sentimentos. Já na paixão não recíproca, uma das pessoas não sente a mesma coisa, ou os dois são impedidos de estar juntos.

A reciprocidade ocorre quando agimos de forma agradável e praticamos boas ações em resposta às boas ações que praticam conosco. Ou seja, ela é diferente das ações altruístas, que não possuem nenhuma outra motivação para que elas ocorram. Alguns ainda diferem altruísmo ideal do altruísmo recíproco.

É preciso que haja mutualidade no respeito, no afeto e na consideração pelo outro. E isso precisa ser reforçado por ações reais. Tendo isso em mente, fica mais viável identificar o que é reciprocidade no amor: é ouvir o outro e ser ouvido, compreender e ser compreendido, respeitar e ser respeitado.

A reciprocidade é dar na mesma quantidade que você recebe de seu parceiro, amigos, familiares, colegas de trabalho. Para desenvolver a reciprocidade é necessário ter cooperação, compreensão e estar na mesma sintonia.

Nos relacionamentos, a reciprocidade muitas vezes parece apoiar um ao outro em diferentes situações. Por exemplo, você pode confortar seu parceiro quando algo não sai do jeito dele. Em troca, eles fornecerão conforto e apoio quando você estiver tendo um dia ruim.

Contribui para que as pessoas possam evoluir
Devemos buscar continuamente a evoluir enquanto pessoas. Com a reciprocidade, isso acontece de forma natural. Quando você passa a ajudar o outro e vice-versa, há a oportunidade de identificar que, sozinho, ninguém vai a lugar nenhum.