O que é prouni?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 16 votos

O Programa Universidade para Todos é um programa do Governo Federal do Brasil desenvolvido por Fernando Haddad, Ministro da Educação na época, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

O que é Prouni. O Prouni é um sistema no qual instituições particulares de ensino superior oferecem bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para quem prestou o Enem. Ou seja, é se inscrevendo no Prouni, depois que já tiver feito o Enem, que você concorre a bolsas em universidades particulares.

Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada. Ser pessoa com deficiência.

Existem outros critérios: ter cursado todo o ensino médio na rede pública; estudado em uma escola particular, na condição de bolsista parcial ou integral. Pessoas com deficiência, conforme a legislação, e professores da rede pública de ensino que buscam licenciatura ou pedagogia também podem concorrer.

Para concorrer à bolsa de 100%, os candidatos ao Prouni precisam comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Enquanto para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Depende da bolsa que você conseguir. Se conseguir a bolsa integral do ProUni, as mensalidades saem de graça. Se conseguir a parcial, o programa funciona apenas como uma bolsa de descontos. O aluno ainda terá que pagar o restante.

Prouni MEC 2023: critérios socioeconômicos para participar
A renda é mais um dos critérios do Prouni, além de ter de atender aos demais pontos, se a renda familiar do candidato for superior a três salários mínimos, não será permitida a participação no processo seletivo Prouni.

Então, recapitulando: anteriormente a esse decreto, os candidatos só podiam usar as notas do ENEM do ano anterior para tentar uma vaga via PROUNI. No PROUNI 2023, pode usar a nota de anos anteriores do ENEM, desde que sejam os anos de 2021 e 2022.

Só que conseguir uma bolsa pelo ProUni não é tão fácil quanto se imagina. Existem, por exemplo, vários requisitos de participação. As bolsas são distribuídas de acordo com a renda, nem todo curso tem vaga disponível naquela edição e por aí vai. São muitas questões que pairam na cabeça dos futuros candidatos.

Como posso perder a bolsa do ProUni? A bolsa de estudo poderá ser encerrada nos seguintes casos: não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece.

O governo federal abre as inscrições para esses programas em uma sequência lógica, de forma que primeiro o estudante tente uma vaga na universidade pública (Sisu). Caso não consiga e cumpra os requisitos, pode tentar uma bolsa de estudos para faculdade privada (Prouni).

Resumindo, é possível participar do processo seletivo quantas vezes quiser, só que a bolsa é concedida a quem atende a todas as exigências do MEC, sem exceção.

A entrevista sócioeconômica será realizada no dia e horário previamente agendado pelo candidato (a) pré-selecionados, conforme sua classificação, em primeira ou segunda chamada. Horário de atendimento da CAE é de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas.