O que é preciso fazer para alcançar a salvação?

Perguntado por: amaia3 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva. Por outro lado, aquele que crê em Cristo pode ter a segurança da certeza de estar salvo.

Esses três acontecimentos — a Criação, a Queda e a Expiação — são os três pilares principais do plano de Deus, e suas doutrinas estão inter-relacionadas” (“Constância na Mudança”, A Liahona, janeiro de 1994, p.

Em Mateus 16.24-27, está escrito: “Então, disse Jesus a seus discípulos: se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida a perderá, e quem perder sua vida por amor de mim, a achará.

Para obter a vida eterna, devo amar a Deus e a meu próximo como a mim mesmo. É proveitoso lembrar que a parábola do bom samaritano foi a maneira de Jesus responder às perguntas: “Que farei para herdar a vida eterna?” e “Quem é o meu próximo?” (Lucas 10:25, 29). Ao ler essa parábola, tenha em mente essas perguntas.

A salvação é pela graça, através da fé em Jesus. Mas, o que é graça? A graça é um favor, é um presente que nós recebemos sem merecermos. A graça não depende do esforço humano, pois Jesus tudo fez para nós quando morreu na cruz para perdoar os nossos pecados.

O plano de salvação é a plenitude do evangelho. Inclui a Criação, a Queda, a Expiação de Jesus Cristo e todas as leis, ordenanças e doutrinas do evangelho. O arbítrio moral, a habilidade de escolhermos e agirmos por nós mesmos, também é essencial ao plano do Pai Celestial.

1. Tirar ou livrar de um perigo. 2. Dar saúde a (um doente).

Jesus Cristo nos assegurou que “aquele que perseverar até o fim será salvo”. Perseverar significa “permanecer firme no compromisso de ser fiel aos mandamentos de Deus, apesar das tentações, da oposição e da adversidade”.

"Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado". Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!

Conforme usados em Romanos 10:9–10, os termos “salvo” e “salvação” significam uma relação de convênio com Jesus Cristo. Por meio dessa relação de convênio, os seguidores de Cristo recebem a certeza da salvação das consequências do pecado, se forem obedientes.

Ninguém herdará o dom da vida eterna a menos que esteja disposto a sacrificar todas as coisas terrenas a fim de alcançálo.” (Gospel Doctrine, 5ª ed. , 1939, p. 261.) O que Jesus ensinou a respeito da relação entre possuir riquezas e entrar no reino de Deus? (Ver Marcos 10:23–25.)

9 Não sabeis que os ainjustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Mas Jesus também destaca quem são as pessoas que podem receber esta vida eterna. “Todos os que me deste”, ou seja, todos que se relacionam, que buscam um relacionamento com Deus. A vida em relação é uma benção de Deus. Pois é na relação que conhecemos, crescemos e aprendemos uns com os outros.

O que Paulo disse vs. o que Tiago disse
Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2:8-9).

Então a fé é a porta da salvação para quem reconhece que sem o Deus vivo, revelado por Jesus Cristo, não há como superar o peso da culpa, o império do mal, a ameaça da morte e até o medo da própria sobrevivência.