O que é poluição sonora?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 14 votos

A poluição sonora refere-se aos sons em determinado volume que superam os níveis considerados normais para os seres humanos, podendo prejudicar sua audição.

A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente, afetando a saúde física e mental da população. De acordo com a organização mundial de saúde – OMS, qualquer som que ultrapasse o valor de 50 decibéis pode ser considerado nocivo à saúde.

A poluição sonora é todo e qualquer ruído que possa causar danos à saúde. São diversas as situações que provocam desconforto acústico, desde uma pessoa falando alto, até o ruído de um avião decolando. Ela acontece quando o som altera a condição normal da audição em um espaço.

Sabe aquela buzina no trânsito ou o vizinho que ouve o som alto? Essas práticas consistem em poluição sonora, que ocorre quando há excesso de ruídos que afetam a saúde mental e humana.

De acordo com a Lei Distrital nº 4.092/2008, poluição sonora é “toda emissão de som que, direta ou indiretamente, seja ofensiva ou nociva à saúde, à segurança e ao bem-estar da coletividade”.

CAUSAS DA POLUIÇÃO SONORA
O principal foco de ruído nas cidades é o causado pelos carros. Por exemplo, a buzina de um carro produz 90 db e a de um ônibus 100 dB.

O ruído de trânsito de veículos automotores é o que mais contribui na poluição sonora e cresce muito nas grandes cidades brasileiras, agravando a situação.

Brigar por um ambiente silencioso não é capricho. É questão de saúde. As pessoas começam a perder a audição quando são expostas por períodos prolongados e repetidos a sons a partir de 85 decibéis (o equivalente ao ruído do liquidificador). A morte das células auditivas é lenta e irreversível.

A OMS estima que na União Europeia a poluição sonora representa uma perda anual de mais de um milhão de anos de vida saudável dos seus cidadãos. E que as principais doenças provocadas pela poluição sonora são cardiovasculares, como diabetes ou aumento da pressão arterial, aumentando assim o risco de infarto.

distúrbios do sono (insônia ou sonolência diurna excessiva); aumento do estresse; perda da capacidade auditiva (se a exposição ao excesso de barulho acontecer por mais de 4 horas ininterruptas, por 20 dias, isso pode resultar na perda de 3% da audição);

9.605/98) dispõe em seu artigo 54 sobre o crime de poluição de qualquer natureza, a qual abrange a modalidade POLUIÇÃO SONORA, cuja pena pode ser de até 4 (quatro) anos de reclusão, independentemente de representação; A Lei de Contravenções Penais (Decreto-lei n.

São poluentes como substâncias, resíduos ou sons que estão em excesso no ambiente, causando desconforto, doenças, estresse, diminuição da qualidade de vida, do ar, das águas, ou seja, do ambiente em geral, além de provocar sérias ameaças de extinção para os seres vivos.

Decibelímetro é o nome comum dado ao medidor de nível de pressão sonora, ou seja, o equipamento responsável por aferir o nível de ruído.

Normalmente, vai das 22h às 6h; Código Civil: define que qualquer pessoa tem o direito de pedir a interrupção do barulho, caso ele prejudique o sossego, a segurança e a saúde dos moradores; Lei de Contravenções Penais: determina o que é o crime de perturbação do sossego.