O que é pior para garganta ventilador ou Ar-condicionado?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Ventilador perto do rosto pode piorar dor de garganta. Ar-condicionado não é indicado.

Utilizados com moderação, ambos são bons aliados para manter o conforto de sua temperatura corporal. E nem ar condicionado, tão pouco o ventilador, trazem problemas para quem está gripado. Isso, claro, desde que os aparelhos e o ambiente estejam devidamente limpos.

A dor é provocada pelo ar seco, alteração forte de temperatura ou poluição. Por isso, o problema não é causado pela infecção, vírus ou bactéria. O ressecamento das vias aéreas pode deixar a garganta com aquela sensação de estar “arranhando”.

No caso do ventilador ou ar condicionado, o ideal é que não esteja direcionado diretamente para a pessoa, especialmente se já tiver com um quadro infeccioso.

Então cuidado quando estiver em ambientes com o ar-condicionado, especialmente se ele estiver configurado em uma temperatura extrema (muito quente ou muito frio), tome bastante água. Especialmente se falar bastante durante o dia, mantenha sua garganta sempre lubrificada, e cuide a respiração, sempre pelo nariz.

Diferença nenhuma faz entre ventilador ou ar para interferir no sono. Porém, se estiver muito calor e o ventilador não estiver aguentando. Possivelmente pode mexer com o seu sono. Por outro lado Ar condicionado traz um ambiente mais tranquilo, tudo indica que irá dormir melhor.

O ideal é que pessoas com inflamação na garganta não durmam e nem fiquem expostas ao ar. Isso pode acabar agravando a situação ou fazer com que ela persista por mais tempo. Então, até que se alivie o incômodo, evite ambientes que tenham ar condicionado.

Alimentos que devem ser evitados e importância de um diagnóstico preciso. “Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Cereais e laticínios devem ser consumidos com cuidado, principalmente por quem apresenta sintomas de crises alérgicas, como garganta inflamada, coriza, coceira na garganta, entre outros. Esses alimentos podem piorar essas reações em alguns casos.

Beber bastante água pode aliviar a irritação e promover a limpeza da mucosa, controlando fatores que provocam coceira e incômodo na garganta inflamada. O ideal é tomar pequenos goles com uma boa frequência para manter a área bem úmida.

Para diminuir a sensação de dor de cabeça e garganta seca durante gripes e resfriados, a ingestão de líquidos é o primeiro passo importante, pois mantém a mucosa hidratada e evita lesões. Colocar um umidificador de ambiente também pode aliviar a garganta seca. Além disso, é recomendado manter a inflamação sob controle.

Ressecamento da boca e traqueia
Para minimizar o problema, é recomendado utilizar um umidificador de ar ou colocar uma bacia com água no quarto. Além disso, é importante deixar as portas e janelas abertas, mesmo que seja uma fresta, para circular o ar e arejar o ambiente.

E isso acontece por algumas razões, como: Ressecamento das vias aéreas – o ar-condicionado pode ressecar o muco protetor nasal, bem como a faringe, laringe, nariz, traqueia e pulmões, levando até mesmo a uma inflamação, piorando a saúde do sistema respiratório.

Entrar e sair de lugares com ar-condicionado pode causar congestão nasal. O bom é que Vick Inalador ajuda a aliviar esse incômodo e deixa você e sua família aliviados.

O que você pode fazer: – Quando possível, alterne o uso do ar-condicionado com um pouco de circulação do ar de fora; – Use um umidificador de ar (lembrando que alguns aparelhos de ar-condicionador já vêm com função de umidificar o ar.