O que é perfil profissional?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 2 votos

O perfil profissional é entendido como um breve resumo sobre as experiências de carreiras e as principais competências do candidato. Você deve colocá-lo no início do currículo, destacando brevemente seu histórico profissional e as habilidades que você adquiriu com essas experiências.

No texto, o candidato deve destacar as qualificações que são importantes para o cargo a que está concorrendo. De acordo com o site de recolocação Indeed, o perfil profissional deve ser curto — um parágrafo no máximo — e, se houver mais de um atributo, devem ser colocados em formato de tópicos.

Posicionado no final do currículo, o resumo profissional facilita que o recrutador veja primeiro as informações essenciais do seu perfil e ao ficar interessado, se aprofunde em suas qualificações. Colocá-lo logo no início pode atrapalhar a leitura dinâmica do seu currículo.

Como escrever um perfil profissional

  1. Apresente-se.
  2. Informe o nome da sua empresa ou marca.
  3. Descreva seu cargo.
  4. Inclua realizações profissionais.
  5. Aborde suas paixões e valores.
  6. Mencione seus interesses pessoais.

Como fazer o Perfil Profissional?

  1. Formação acadêmica atual. Descreva sua formação acadêmica mais atualizada, se está cursando alguma pós graduação, mestrado ou um doutorado. ...
  2. Descreva as conquistas realizadas em seu percurso profissional. ...
  3. Posições de destaque. ...
  4. Disponibilidade para mudanças e viagens.

Sobre mim: o que escrever?

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa. ...
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação. ...
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais. ...
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Cuidado para não exagerar, mas compartilhe seus pontos fortes. Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos.

Existem quatro perfis comportamentais: comunicador, executor, planejador e analista. No mapeamento comportamental existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis.

Saiba qual é o perfil profissional mais procurado pelas empresas

  • Qualificação acadêmica. ...
  • Conhecimentos de inovação e tecnologia. ...
  • Capacidade de gestão autônoma e de equipe. ...
  • Habilidades comunicacionais. ...
  • Proatividade. ...
  • Trabalho em equipe. ...
  • Adaptabilidade.

A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.

O que colocar no currículo em habilidades? No seu currículo, você deve colocar uma lista com as suas 5 ou 6 habilidades profissionais mais relevantes. Liste as suas habilidades profissionais e as características pessoais também. Mencione 1 ou 2 habilidades também no seu resumo para currículo.

Na prática, a competência diz respeito à aptidão, habilidade e capacidade de resolver problemas. A competência pressupõe uma ação que agrega valor diante de novas situações. A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades.

Habilidades são capacidades mais técnicas, ligadas a uma aptidão mais prática e que possa ser mensurada; Já as competências são capacidades mais subjetivas, que podem ser observadas de maneira mais pessoal.

Na prática, o profissional 5.0 é o colaborador que sabe usar as inovações tecnológicas a favor do time. Além disso, por utilizarem as soluções de forma efetiva, os profissionais 5.0 agilizam e tornam mais fáceis os processos desenvolvidos pela equipe.

As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Muitas vezes, elas são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo. Mas, geralmente, elas são desenvolvidas e aprimoradas com estudos e a prática.

Apresente-se e fale sobre quem você é, vale até contar sobre alguns eventos importantes da sua vida pessoal. Mencione os seus sonhos e explique de que forma essa vaga pode te ajudar com isso. Lembre sempre de ser objetivo e sincero. Com isso, tenho certeza que você irá arrasar!