O que é NIT?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 10 votos

O NIT é o número de identificação do trabalhador no INSS que permite que ele faça sua contribuição e tenha acesso aos benefícios da previdência. Para tirar o NIT o trabalhador precisa ser autônomo ou nunca ter possuído carteira assinada.

O PIS e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número, porém a diferença está na forma como são gerados. O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa.

Entre no portal Meu INSS e acesse a sua conta Gov.br. Ao acessar o portal, clique na opção "Meu Cadastro" no canto superior esquerdo. A página seguinte terá todos os seus dados cadastrais, onde será possível localizar o seu PIS/NIT ao final da página.

NIT é a abreviação de Número de Identificação do Trabalhador. Ele é gerado pela Previdência Social, através do recolhimento do INSS, para trabalhadores autônomos, contribuintes individuais ou facultativos, empregados domésticos ou segurados especiais.

Já o NIS, é um número muito importante para que o cidadão que tenha direito, receba os benefícios sociais como o BPC, Tarifa Social da Conta de Luz e vários outros. Aliás, ambos podem ser encontrados no seu CadÚnico. No fim das contas, a resposta para “NIT e NIS é a mesma coisa” é não!

Simule um empréstimo consignado grátis. Para facilitar o acesso dos trabalhadores aos seus direitos, benefícios e recebimentos, existem siglas, números de registro e de identificação. Entre as existentes, destaca-se o NIT – Número de Registro do Trabalhador.

Caso o trabalhador queira consultar o número de sua inscrição é possível verificar na Carteira de Trabalho e Previdência Social. O número consta da página de identificação do trabalhador. É possível descobrir o NIT na página de identificação da CTPS.

Ele pode ser acessado online, pelo site da Caixa Econômica Federal ou aplicativo FGTS, disponível para Android e IOS. Após fazer o login com seu CPF e senha, o número NIS será uma das informações que irá aparecer em seu extrato FGTS.

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Para obter o NIT pela Internet, basta ir ao site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (cnisnet.inss.gov.br) e informar dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Quem tem o NIT? Pessoas que nunca trabalharam no regime CLT, ou seja, de carteira assinada.

Entra na Conectividade ICP, nas opções: “Selecione – opção em laranja” clica em “Cadastro NIS”, vai aparecer uma tela de inclusão. Basta preencher com os dados do Empregado e no final clicar em “Confirmar Inclusão”. O número do PIS irá aparecer na tela.

Basicamente, NIS, PIS, PASEP e NIT são o mesmo número usado para identificar o trabalhador e permitir que ele receba benefícios trabalhistas previstos em lei.

No site Meu INSS basta:

  1. Acessar o portal Meu INSS;
  2. Então, clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Digite seu CPF para criar ou acessar sua conta gov.br;
  4. Ao acessar o portal, clique na opção “Meu Cadastro”, no canto superior esquerdo;
  5. A página seguinte exibirá todos os seus dados cadastrais, onde é possível localizar seu PIS/NIT.

Através da central de atendimento da Caixa Econômica Federal, no número 0800 726 0207. Nos dois canais, é possível consultar se o beneficiário está habilitado para receber o valor e também qual a data prevista para o pagamento.