O que é mangá?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Mangá, ou manga em japonês: 漫画 manga, lit. “história em quadrinho”, é a palavra usada para designar história em quadrinhos ou banda desenhada feita no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos.

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos japonesas. Ele possui características marcantes que o difere das demais revistas em quadrinhos, como a forma de leitura, publicação, diagramação e traços nos desenhos dos personagens. Muitos mangás originaram séries de desenhos para a televisão, os chamados animes.

Mangás são histórias em quadrinhos desenhadas no “estilo japonês”. Os animes (“animê”) seriam as versões animadas (para televisão, cinema), desses desenhos. São desenhos muito populares não apenas no Japão, mas no mundo todo.

O Mangá, história em quadrinhos japonesa, constitui-se em uma narrativa icônico-verbal, sendo utilizada pela primeira vez pelo ilustrador Katsushika Hokusai 135 em 1814 durante o período Edo 136 (LUYTEN, 2001), em formato de livro, para poder retratar de uma maneira lúdica as características dessa sociedade.

Tipologia

  • Kodomo , destinado a crianças de tenra idade.
  • Shonen , destinado a garotos adolescentes.
  • Shoujo , destinado a garotas adolescentes.
  • Seinen , destinado a homens jovens e adultos.
  • Josei , destinado a mulheres jovens e adultas.

Para os leitores mais desatentos, os livros de manga são publicados no sentido da leitura japonesa, isto é, é necessário ler da direita para a esquerda e de cima para baixo. Além disso, o início da leitura deve ser feito pelo fim do livro.

Como resultado, esse alimento traz diversos benefícios à saúde. Espia só: É aliada do intestino: a manga é rica em fibras, que atuam no bom funcionamento do intestino e evitam prisão de ventre. Reforço no sistema imunológico: as vitaminas A e C presentes em sua composição aumentam a imunidade e previnem doenças.

Anime, animê ou animé (em japonês: アニメ), se refere é uma animação desenhada à mão ou por computação gráfica do Japão.

Como ação, drama, comédia, romance, infantil, terror, ficção científica, aventura, por exemplo. Dessa forma, os tipos de animes mais conhecidos são Shounen, Shoujo, Seinen, Josei, Ecchi, Kodomo e Harem.

Seinen: o gênero de mangá voltado para o público adulto masculino.

O porquê disso é bem simples: facilitar transmitir ao leitor o sentimento dos personagens em questão. As cores – diferente das obras ocidentais que são todas coloridas, normalmente os mangás são em preto e branco, com apenas algumas páginas especiais sendo coloridas (não costuma ocorrer em todas as obras).

Otaku (おたく, オタク, ou ヲタク) é um termo japonês usado para se referir principalmente a pessoas com interesse especial em animes e mangás.

O Brasil foi o primeiro da América a cultivar a mangueira que foi trazida pelos portugueses no século XVI e planta- da no Rio de Janeiro, de onde difundiu-se para todo o País, chegando em 1700 em Itamaracá na Bahia, às Antilhas em 1742 e depois ao México juntamente com o cafeeiro (SIMÃO, 1971).