O que é karma negativo?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 6 votos

O carma negativo está diretamente relacionado com o conceito também junguiano de limpeza da sombra. No entanto, para que isso aconteça todos nós devemos nos submeter a uma boa terapia analítica ou a um programa diário de meditação, ou mesmo à dedicação honesta a alguma religião confiável para limpar essa sombra/carma.

Uma pessoa que está invigilante pode não ter feito mal, mas pelo fato de ela pensar no mal, de ela poluir sua mente e o ambiente ao seu redor de maneira negativa e de forma ostensiva, faz dela digna de atrair as consequências de ter escolhido essa vibração negativa.

Qual é o significado de karma? O karma significa ação e se refere ao ciclo infinito de causa e efeito gerado pelas atitudes, pensamentos, falas e comportamentos de cada indivíduo. Cada ação tomada por um ser vivo tem efeito em sua vida, seja no futuro próximo ou na próxima vida.

Diferentemente da ideia do destino, no qual tudo já está determinado, no conceito de karma são as atitudes e ações de uma pessoa que irão influenciar o seu futuro. A chamada lei cármica funcionaria da seguinte forma: ao se ter uma atitude negativa, essa atitude gera consequências negativas.

Limpar a energia kármica é retirar as sobreposições de encarnações, as vidas passadas que ainda permanecem na pessoa sob a forma de densidade. É, simplesmente, retirar essa energia, através de uma. De acordo com certas crenças, quando uma criança nasce, traz consigo mensagens e reflexos de situações vividas no passado.

Ninguém paga a dívida do outro. Da mesma forma, as boas ações do passado nos proporcionam, na presente encarnação, situações de conforto e bem-estar, trazendo resultados positivos em tudo aquilo que sucede em nossa atual existência. Esse é o Carma positivo, ou Darma, como queiram.

Na verdade existem dois tipos de carma: um que requer nosso esforço e aprendizado para sair e um outro do qual não possuímos saída alguma. Se pararmos para observar nossas vidas e as vidas das pessoas mais próximas a nós, poderemos confirmar essa tese.

Karma vem do sânscrito e significa ação. É um termo vindo do budismo, hinduísmo e jainismo que, posteriormente, foi adotado pelo espiritismo. Em resumo, é a lei de causa e efeito atuante. A todo instante, com todas nossas atitudes, estamos produzindo karma - seja ele positivo ou negativo.

O carma familiar também é muito fácil de identificar. São aquelas famílias cheias de conflitos e guerras emocionais, onde a harmonia não consegue reinar. O carma familiar é a transmissão de padrões de geração para geração.

Para se libertar do Karma, deverá viver o amor como algo a ser compartilhado e deverá aprender a se amar com o que tem dentro de si mesmo.

O que é o dharma:
Dharma, ou darma, é uma palavra em sânscrito que significa aquilo que mantém elevado.