O que é hegemonia?
Em história política, hegemonia é a supremacia de um povo sobre outros, ou seja, através da introdução da sua cultura ou por meios militares.
Qual é significado de hegemonia
Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano.
O que é hegemonia na sociedade
A "hegemonia cultural" é um termo que descreve a supremacia e influência exercida por um grupo ou classe social na definição das normas, valores, crenças e símbolos que moldam a cultura e a identidade de uma sociedade.
O que é hegemonia na história
O termo hegemonia deriva do grego egemonía, que significa "direção suprema". Foi com esse significado que os estudiosos da política empregaram o termo, para indicar a supremacia de um Estado-nação soberano sobre os demais Estados que integram o sistema internacional.
O que é ser um país hegemônico
Portanto, a nação hegemônica é aquela que conduz o sistema de nações a uma direção desejada por ela, mas ao fazê-lo consegue ser percebida como buscando o interesse geral.
Qual o sinônimo de hegemonia
1 supremacia, soberania, predomínio, preponderância, preeminência, proeminência, predominância, primazia, liderança, superioridade, domínio, dominação, influência.
Quando falamos de hegemonia
Supremacia, influência preponderante exercida por cidade, povo, país etc.
Quais são as consequências da hegemonia
Entre as consequências desse processo de dominação estão: a escravidão e o genocídio de milhões de nativos da América e da África. A grande quantidade de capital acumulado ao longo dessa fase – principalmente na Inglaterra – foi fundamental para o início da Revolução Industrial, que marcou uma nova fase do capitalismo.
O que é hegemonia cultural no Brasil
17). O conceito de hegemonia cultural, envolve sempre a relação entre o Estado, a sociedade civil, as formas materiais de produção e as estruturas ideológicas e jurídico-políticos. Comumente este conceito envolve uma reflexão sobre o papel dos intelectuais, a cultura de massa e a indústria cultural.
Qual país defende a hegemonia
Um exemplo de hegemonia é descrito no caso dos Estados Unidos e o seu posicionamento internacional.
O que é contra a hegemonia
Nela, as forças hegemônicas brigam para consolidar o seu domínio, enquanto as contra-hegemônicas brigam para conquista-lo, sendo aqui hegemonia entendida como uma forma de dominação por meio do consenso, não da força física.
O que é uma cultura não hegemônica
A característica principal da cultura não hegemônica é a luta pelo reconhecimento de seu valor histórico. É possível perceber a contribuição desses grupos através de diferentes movimentos artísticos. As mulheres sempre foram motivo de representação desde a arte antiga até a moderna.
Qual é a hegemonia dos Estados Unidos
O fim da União Soviética em 1991 alavancou os EUA para a condição de única superpotência mundial, o que os levou a alterar a sua posição no mundo. Se tornaram a única potência hegemônica na ordem internacional com destaque na área militar, na supremacia militar, na hegemonia econômica e na hegemonia cultural.
O que é a hegemonia dos Estados Unidos
Conquistada em virtude do fortalecimento dos Estados Unidos durante a guerra, concomitante ao enfraquecimento relativo das potências europeias. A economia norte-americana se expande internacionalmente. Suas Forças Armadas detêm o monopólio da bomba atômica e disseminam bases pelo mundo.