O que é crochê de grampo?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

O crochê de grampo é uma técnica que permite a produção de peças únicas, lindas e muito rápidas de serem feitas, ou seja, você economiza muito tempo na fabricação. O resultado dos trabalhos costuma ter a aparência de uma bela renda.

Variedades de crochê

  • Crochê filet.
  • Crochê de grampo.
  • Crochê irlandês.
  • Crochê peruano.
  • Crochê tunisiano.

A Agulha de Grampo com 3 Medidas 100% Madeira Círculo, é um item muito resistente, feito 100% de madeira. Geralmente é utilizado como item auxiliar na criação de peças que utilizam a técnica de crochê de grampo.

Uma das soluções pensada pelo governo irlandês na época, foi ensinar a população o crochê irlandês. Desse modo, as casas se uniam para vender as peças em grandes quantidades para um corretor que as unia em malhas e redes de crochê. Sendo usadas também em golas, punhos, toalhas de mesa e vestidos de noiva.

Além de toda melhoria à saúde, o crochê também promove a criatividade, a partir da criação, combinações de cores e estampas; a autoestima, com a satisfação pessoal de ter acabado alguma peça, e a concentração, favorecendo o foco.

É meio complexo apontar apenas uma peça em crochê como a mais vendida. Na verdade, cada região do país consome modelos diferentes. De tapete de crochê retangular, sousplat de crochê a caminho de mesa de crochê e por aí vai.

O crochê tunisiano, também conhecido como crochê afegão, teve origem na Tunísia e se trata de uma técnica linda de crochê que aborda pontos mais complexos e robustos quando comparado ao trabalho de um crochê comum. Sua trama é mais fechada, firme e grossa, tornando-se indeformável mesmo após sofrer inúmeras lavagens.

O funcionamento acontece de forma simples. Após a emissão da ordem judicial de interceptação das linhas de algum suspeito investigado por departamentos policiais, as operadoras são instruídas a enviarem os dados e os áudios obtidos para as autoridades. Depois que tudo é feito, o backup das escutas é destruído.

Trata-se de um dispositivo de prensa para fixar, firmar ou proteger objetos de modo rígido, impedindo movimento ou separação dos mesmos durante o trabalho. Existem muitos tipos de grampos disponíveis para as mais diversas finalidades.

Os grampos são feitos de fios de aço. Primeiro, eles são achatados em um laminador. Em seguida, uma prensa corta e dobra a matéria prima. Existem dois detalhes essenciais no grampo.

10 mar Crochê no Guinness: Artesãs indianas quebram recorde!
Conforme o Guinness World, a maior colcha de Crochê do mundo tem 11.148 metros quadrados. Tem noção do tamanho disso? Pois é, maior que um campo de futebol.

Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Éléonore Riego de la Branchardière desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos.

Existem mais de 100 pontos diferentes de crochê. No entanto, a maioria são variações de quatro pontos básicos: o ponto baixíssimo, o baixo, o médio e o alto. Cada padrão tem pelo menos um desses pontos.

Um dos principais motivos do artesanal ser mais caro é a justa remuneração pela mão de obra, aliada às horas de trabalho dedicadas para desenvolver o produto. Assim, os produtos artesanais são feitos manualmente durante longas horas de dedicação em apenas uma peça.

1- Venda suas próprias peças de crochê
Talvez essa seja a forma mais óbvia e tradicional de ganhar dinheiro com o crochê. Por esse motivo, a maioria das pessoas adotam esta estratégia. Aqui, você pode vender panos de prato, roupas, bonecas, roupinhas para bebês, capas para computadores e notebooks, entre outros.

Quem é crocheteira ou crocheteiro de carteirinha sabe todo amor que é possível sentir pelas peças que podem ser criadas com apenas alguns novelos, agulhas e mãos talentosas. A arte de crochetar conquista cada vez mais adeptos ao redor do mundo e se mantem firme durante gerações.