O que é CRLV?

Perguntado por: ecustodio5 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 10 votos

O certificado de registro e licenciamento de veículo é um documento eletrônico que todo proprietário de veículo automotivo deve possuir no Brasil, de acordo com a Lei 13.281/2016, que está em vigor ...

É a emissão anual do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo.

Principais diferenças
Validade: os documentos CRV e CRLV possuem validades diferentes, o CRV não tem prazo de validade, ou seja, a emissão de outro documento desse só é necessário caso necessite de uma segunda via por perda ou roubo. Já o CRLV é emitido todo ano.

No caso desta versão impressa, o documento conta com um QR Code de segurança. Dessa forma, estará válido para fiscalização. Além da possibilidade de imprimir o documento, a população segue com a opção de ter acesso ao CRLV Digital.

1 ano

O CRLV Digital tem validade de 1 ano e vence de acordo com o calendário de licenciamento do seu estado.

Quem emite o CRLV? Quando o proprietário do veículo deseja acessar o documento digital, ele deve já ter quitado o licenciamento do ano em curso, que é expedido pelo Departamento de Trânsito de Jurisdição do automóvel – ou seja, o DETRAN da localidade do carro ou da motocicleta.

Este código fica presente no canto superior direito do Certificado de Registro do Veículo, tanto na versão física como na digital. É importante saber a diferença entre CRV e CRLV neste momento, pois algumas pessoas confundem o código presente no CRLV (esse código é o número de Renavam), com o código do CRV.

É a emissão anual do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. Desde 08 de maio de 2020, a emissão do licenciamento passou a ser de forma digital.

Mesmo que o CRLV tenha virado digital a partir de janeiro de 2021, você não precisa imprimir o documento do veículo depois dessa data, ele não é obrigatório no formato físico. Mas, caso você queira e goste de andar com os documentos impressos, deverá imprimí-lo por conta própria e em folha sulfite.

É possível deixar o documento físico em casa e andar só com a versão digital? Sim, é possível. Conforme a legislação em vigor, a versão digital do documento, tanto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quanto do CRLV ou CLA (Comprovante do Licenciamento Anual) valem tanto quanto a impressa.

Embora o porte não seja mais obrigatório desde 2016, ainda assim, você pode ter problemas se não apresentar o documento de carro nas blitz. Pois, caso você seja abordado sem estar em posse do CRLV-e e a autoridade não esteja conectada com o sistema digital de consulta, o resultado é uma infração leve de trânsito.

débitos em aberto: pendências financeiras podem impedir o licenciamento. Por isso, é importante pagar o IPVA, as multas e os demais débitos; falta de transferência: o licenciamento de veículo também pode ser bloqueado por conta da falta de transferência. Uma das informações do CRLV é o nome do proprietário.

A resposta para essa pergunta é simples: não é possível pagar o licenciamento com multa. Porém, se uma multa recente ainda não virou um débito, aproveite e corra para licenciar. Aí você não fica apertado com as suas dívidas ao mesmo tempo!