O que é consumo consciente?

Perguntado por: eamorim . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Traduzido do inglês--O consumismo ético é um tipo de ativismo do consumidor baseado no conceito de votação em dólar.

O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo.

Consumo consciente tem a ver com um olhar global. Em vez de pensar apenas na compra do produto, você observa toda a cadeia produtiva, da extração da matéria-prima ao descarte. Isso significa dar prioridade a marcas que mantenham métodos sustentáveis de produção.

Portanto, o consumo consciente é um estilo de vida voluntário, cotidiano e solidário, que tem por objetivo garantir a sustentabilidade da vida, de forma equilibrada, para que as gerações atuais e futuras possam desfrutar dos recursos do planeta.

8 dicas para praticar o consumo consciente em casa

  1. Compre somente o necessário. ...
  2. Opte por embalagens reduzidas ou retornáveis. ...
  3. Atenção aos alimentos. ...
  4. Ande menos de carro. ...
  5. Separe corretamente o lixo para reciclagem. ...
  6. Faça seus próprios brinquedos. ...
  7. Não jogue no lixo, doe! ...
  8. Plante uma horta em casa.

Conheça os 12 princípios do consumo consciente

  • Planeje suas compras. ...
  • Avalie os impactos de seu consumo. ...
  • Consuma apenas o necessário. ...
  • Não compre produtos piratas ou contrabandeados. ...
  • Contribua para a melhoria de produtos e serviços. ...
  • Divulgue o consumo consciente. ...
  • Cobre dos políticos. ...
  • Reflita sobre seus valores.

O ato de consumir afeta não apenas quem faz a compra, mas também o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. Por isso é tão importante refletir sobre os nossos hábitos de consumo, estar atento à real necessidade do que consumimos e aos possíveis impactos que uma compra pode causar.

Benefícios de aderir ao consumo consciente e sustentável
redução do impacto ambiental: o consumo consciente e sustentável pode ajudar a reduzir a quantidade de recursos naturais utilizados na produção de bens e serviços, bem como a quantidade de resíduos gerados.

Algumas vezes, você nem precisa do produto, mas a sensação de ganhar algo ou, mais do que isso, de estar em vantagem, acaba levando à decisão de adquirir uma coisa que, na verdade, nem precisa. Isso também é consumo inconsciente.

Consumo é o ato de utilizar um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade pessoal ou de um grupo. Desta maneira, a ação de comer, se vestir e até mesmo o lazer, são atos de consumo. Podemos consumir bens materiais de longa ou curta duração.

Entre os passos para uma escola mais sustentável está o consumo consciente, que se caracteriza por um consumo de forma responsável, que pense nas consequências das compras e no impacto que elas podem causar na vida do planeta. É pensar em comprar produtos duráveis, ao invés de descartáveis, por exemplo.

O consumo consciente ou consumo sustentável, consiste em promover um melhor consumo, com escolhas mais racionais e com menor impacto ao meio ambiente. O consumo minimalista reduz ao mínimo o emprego de elementos ou recursos, nesse conceito menos é mais, onde o objetivo é investir em qualidade e não em quantidade.

O consumo consciente ou sustentável envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais.

Tipos de consumo

  • Consumo essencial e supérfluo.
  • Consumo individual e coletivo.
  • Consumo privado e público.
  • Consumo final e intermédio.
  • Consumo sustentável.

De acordo com o ambientalista, o nome “3 Rs” vem da abreviação das três medidas a serem adotadas pelas pessoas para a melhoria do meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar.

A redução da pegada ambiental é uma das consequências do consumo consciente. Além disso, ao ser um pouco mais consciente com as decisões de compra, o consumidor, de forma geral, tem acesso a produtos de melhor valor.