O que é conflito?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 9 votos

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre algumas situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos.

“O conflito é um desacordo e, em geral, as pessoas entram em conflito por divergência (incompatibilidade) de valores, necessidades, opiniões e desejos de uma ou de ambas as partes” (ZAPAROLLI, 2009). 7.

Ocorre um conflito entre dois interesses, quando a posição ou situação favorável à satisfação de uma necessidade exclui ou limita a posição ou situação favorável à satisfação de outra necessidade.

A palavra conflito, conforme definição do dicionário, pode ser entendida como a “oposição mútua entre as partes que disputam o mesmo direito, competência ou atribuição”. Dessa forma, sempre que houver dois interesses distintos, de pessoas distintas e que não coincidam, estaremos diante de uma situação de conflito.

Para Chiavenato (2004), existem vários tipos de conflitos: o conflito interno e o conflito externo. O interno, ou intrapessoal, envolve dilemas de ordem pessoal; o externo envolve vários níveis, como: interpessoal, intragrupal, intergrupal, intra-organizacional e interorganizacional.

Instala-se a conscientização, na sociedade atual, de que a conciliação, a mediação e a arbitragem são técnicas eficazes de solução de conflitos. Isto, fortalece a confiança, não só pela celeridade com que resolve a demanda, mas também, pelo estado psicológico de paz que envolve os litigantes.

Nesse sentido, o ideal nesses momentos de crise, em que existam problemas a serem resolvidos, os cidadãos tem que pensar nas metodologias pelas quais podemos solucionar conflitos. Existem quatros métodos atualmente, são eles a negociação, a conciliação, a mediação e a arbitragem.

Tentar a conciliação antes mesmo de um possível processo judicial é sempre a melhor maneira de solucionar conflitos de forma rápida e fácil, visto que isso não somente eleva as chances de sanar a questão antes de um processo, como também envolve custos mais reduzidos e velocidade.

Um conflito surge em qualquer situação onde as pessoas apresentam comportamentos, prioridades, ideias, valores, metas, interesses ou sentimentos incompatíveis.

O conflito ocorre sempre que partes interdependentes percebem os objetivos como incompatíveis. Crenças e valores diferentes podem gerar o desconhecimento das necessidades do outro. Esse comportamento passa a desfavorecer habilidades para trabalhar em equipe e afetar assim o ambiente de trabalho, o qual se torna tenso.

Para que haja conflito, além da diferença dos fatores citados, deve haver uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas, ou seja, quando uma das partes, seja individuo ou grupo, tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte, a qual interfere na sua busca de atingir os objetivos.

1 – Diálogo: é a etapa inicial, caracteriza-se normalmente pela cordialidade e racionalidade. 2 – Debate: as diferenças começam a ser percebidas e os argumentos começam a ser consistentemente apresentados com o objetivo de se chegar a uma conclusão.

Os conflitos podem ser divididos em quatro pilares:

  • Intrapessoais: problemas relacionados com um único indivíduo;
  • Interpessoais: ocorrem com duas ou mais pessoas;
  • Intragrupais: dentro de um mesmo grupo, setor ou equipe;
  • Intergrupais: ocorrem em departamentos ou equipes distintas.

Geralmente, a via jurisdicional soluciona os conflitos através de sentença, quando um juiz decide a lide entre as partes num processo, aplicando o direito ao caso concreto colocado em exame.

Cada um pode ser bastante apropriado, de acordo com as circunstâncias, do assunto a ser resolvido e das pessoas envolvidas.

  1. Competição. É uma atitude assertiva e não cooperativa, onde prevalece o poder. ...
  2. Acomodação. ...
  3. Afastamento. ...
  4. Acordo. ...
  5. Colaboração.

São três os principais métodos alternativos de resolução de conflitos: conciliação, mediação e arbitragem.