O que é bom para inflamação no olho?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

O tratamento vai depender do grau da inflamação e dos sintomas de cada paciente. Mas, de modo geral, o protocolo inclui o uso de colírios lubrificantes e anti-inflamatórios, antialérgicos, soro fisiológico, compressas com água quente e/ou fria e até o uso de alguns tipos de pomadas.

O soro fisiológico é um dos remédios caseiros mais eficazes para infecções oculares. Isso porque ele se assemelha às lágrimas, que é a forma mais natural do olho se manter limpo. Mas, com efeito antimicrobiano, essa solução salina trata as infecções do olho com muita eficácia.

1) Use gelo ou colheres geladas na região. O truque com gelo é um dos mais conhecidos para amenizar o inchaço dos olhos, mas vale ser lembrado para quem quer uma ajuda rápida para disfarçar o problema e não sabe por onde começar. Basta separar dois cubinhos pressioná-los um em cada olho por alguns minutos.

Colírio Legrand ajuda no tratamento de olhos irritados, com conjuntivite ou com ressecamento ocular.

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.

Infecções, alergias e agentes externos
É comum que uma inflamação nos olhos esteja ligada a infecções bacterianas e virais ou a alguma alergia que o paciente tenha. A rinite alérgica, por exemplo, causa uma irritação mais persistente no globo ocular.

A tobramicina é um antibiótico prescrito para o tratamento de infecções externas dos olhos e seus anexos, inclusive quando são causadas por conjuntivite bacteriana.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Para prepará-la, ferva 1 copo médio de água com um colher de chá de sal. Desligue assim que atingir o ponto de ebulição. Em seguida, depois que esfriar, pode ser usado normalmente como colírio. Tenha apenas a atenção de transferir o líquido para um frasco devidamente limpo e seco, e que possa ser bem fechado.

Água e açúcar: É comum que um copo de água com açúcar seja oferecido a uma pessoa nervosa, não é verdade? Há controvérsias sobre sua eficácia como calmante, mas, para aliviar a vermelhidão dos olhos, essa combinação é eficiente, desde que preparada corretamente.

São medicamentos que diminuem a inflamação dos olhos, entre eles: cetorolaco de trometamina, diclofenaco sódico ou nepafenaco.

As sensações são bem parecidas com as da conjuntivite: você pode sentir sensação de corpo estranho nos olhos, perceber vermelhidão, irritação, coceira e ardor. Quando não tratada, pode evoluir para cicatrizes na córnea que ocasionam quadros de cegueira.

Um dos problemas é a inflamação ocular (uveíte), que pode ocorrer por diversos motivos e apresentar vários sintomas diferentes. Muitas pessoas ignoram os sinais, mas se não cuidada a inflamação pode resultar em problemas ainda maiores, podendo levar, em alguns casos, à cegueira.

O olho vermelho e irritado pode ser causado por diversas situações. As causas mais frequentes são as conjuntivites alérgicas, bacterianas e víricas. Outra causa muito frequente de olhos vermelhos e irritados é o uso de lentes de contacto durante muito tempo ou com raios de curvatura desajustados.