O que é aula de mangá?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

A finalidade do curso de Mangá é proporcionar ao aluno conceitos e técnicas de desenho que permitam criar personagens e temas de acordo com o estilo japonês de se fazer quadrinhos (Mangá) e animação (Animê).

=Curso de Histórias em Quadrinhos e Ilustração para futuros Profissionais.

Diferença entre mangá e anime
O mangá é o termo utilizado para se referir as histórias em quadrinhos do país asiático, enquanto os animes fazem menção às animações de origem japonesa. É comum que um anime adapte uma história de um mangá e vice-versa.

Sua origem está no Teatro das Sombras, que na época do Japão feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando os mangás.

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos japonesas. Ele possui características marcantes que o difere das demais revistas em quadrinhos, como a forma de leitura, publicação, diagramação e traços nos desenhos dos personagens. Muitos mangás originaram séries de desenhos para a televisão, os chamados animes.

Mangá é o nome usado para designar as histórias em quadrinhos em estilo japonês. Ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente.

O porquê disso é bem simples: facilitar transmitir ao leitor o sentimento dos personagens em questão. As cores – diferente das obras ocidentais que são todas coloridas, normalmente os mangás são em preto e branco, com apenas algumas páginas especiais sendo coloridas (não costuma ocorrer em todas as obras).

Principais tipos de manga do Brasil

  • Manga rosa. A manga rosa é nativa do sul da Ásia e se adaptou perfeitamente ao clima do Nordeste e do Centro-Oeste. ...
  • Manga tommy. A tommy foi desenvolvida nos Estados Unidos no início do século 20 e chegou ao Brasil na década de 1960. ...
  • Manga palmer. ...
  • Manga espada.

Conheça dicas importantes para desenhar Mangá!

  1. O Estilo Mangá
  2. Olhos.
  3. Estude Anatomia.
  4. Desenhe diferentes tipos de personagens.
  5. Linhas Claras e Definidas.
  6. Master Copy e Referências.
  7. Desenvolva seu estilo.
  8. Conclusão.

Mangaká (em japonês: 漫画家 lit. cartunista ou quadrinhista) é a palavra usada para um quadrinhista ou artista de banda desenhada no Japão. No Japão a palavra é utilizada para se referir a qualquer cartunista ou quadrinhista, tanto japoneses quanto estrangeiros.

Sim, no Japão há cursos profissionais de mangá e similares, inclusive gerenciados por pessoas de pompa e experiência no mercado. Entretanto, a maioria esmagadora dos autores não presta esses cursos. Um exemplo de alguém que prestou é a autora da Inu-Yasha e Ranma 1/2, Rumiko Takahashi.