O que diz a BNCC sobre o ensino fundamental 1?

Perguntado por: uilha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Qual a abordagem pedagógica da BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais? Diferente da Educação Infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.

No ensino fundamental, a BNCC propõe a construção de uma relação entre as experiências vividas na educação infantil e novas formas de construção do conhecimento. O estudante ainda irá formular hipóteses, fazer testes e formular conclusões.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A meta da educação do Ensino Fundamental I é a formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social e estimulando sua capacidade crítica.

As principais características do 1º ao 5º ano estão relacionadas ao desenvolvimento da capacidade de simbolização por meio da linguagem. As conquistas decorrentes do processo de alfabetização, da representação pelo desenho e da linguagem matemática trazem outras possibilidades de relação com o conhecimento.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.

Ensino Fundamental I | Idade
De acordo com o Ministério da Educação - MEC, no ensino fundamental anos iniciais devem estudar crianças de 6 a 10 anos de idade, sendo que a alfabetização do aluno deve ocorrer obrigatoriamente no 1º ano do ensino fundamental, ou seja, aos seis anos ele deve aprender a ler e escrever.

As séries do Ensino Fundamental 1 e 2
Sendo assim, a faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental I é de 6 a 10 anos de idade, enquanto que a faixa etária do Ensino Fundamental II corresponde às idades de 11 a 14 anos. Ou seja, o Ensino Fundamental atende desde crianças até adolescentes.

Entre as mudanças mais profundas no Ensino Fundamental está a organização de todo o conteúdo em unidades temáticas. Um mesmo tema pode estar presente do 1º ano ao 9º ano; no entanto, a cada etapa o assunto é abordado e relacionado de maneiras diferentes, de acordo com o nível e a idade dos alunos.

Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental serão assim organizados em relação às áreas de conhecimento: I – Linguagens: a) Língua Portuguesa; b) Língua materna, para populações indígenas; c) Língua estrangeira moderna; d) Arte; e) Educação Física; II – Matemática; III – Ciências da Natureza; IV – ...