O que Deus diz sobre cobra?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Genesis 3:1 (NTV) diz, “A serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus havia criado.”

Números 21:4–7—Israel é afligida por serpentes ardentes (cobras venenosas). Números 21:8–9—O Senhor manda Moisés fazer uma serpente de bronze para curar aqueles que olhassem para ela.

Na mitologia grega, a cobra é símbolo de regeneração e cura, representando o deus Asclépio, filho de Apolo. O mito diz que Apolo retirou o filho do ventre da mulher, Tessália, antes de a queimar por traição, e deixou seu filho aos cuidados do centauro Kiron.

E a nossa alma tem fastio deste pão vil [referindo-se ao maná]” (v. 5). Como consequência, Deus mandou “serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel” (v. 6).

Em Gênesis 3.15, como parte da maldição sobre a serpente, Deus introduz uma promessa de salvação para a humanidade. Através da inimizade entre a serpente e sua “semente” e a mulher e sua “semente”, Deus determina um fim para o cativeiro do pecado recém-inaugurado.

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.

A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”. Assim como a serpente tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar de seus predadores, os liderados também deveriam buscar essa característica.

O símbolo da COBRA está associado, no aspecto positivo, à sabedoria, à ascensão e à força espiritual. No aspecto negativo, está relacionado com traição e falsidade. Conheça os vários significados e simbologias deste animal misterioso, que nos causa medo, pavor, mas também muita admiração e respeito.

Significado da cobra no Xamanismo
O significado espiritual da cobra no Xamanismo está ligado ao poder da cura, da regeneração, da vitalidade e da transformação.

“O aparecimento desses animais se dá em períodos chuvosos ou quando ocorrem limpezas de terrenos baldios. As cobras procuram locais onde haja alimentos, especialmente onde os espaços sejam tomados por vegetação”, esclarece o ST Carlos Araújo, especialista em operações de salvamento.

Sua história é encontrada no livro de Gênesis. A serpente foi o animal mais astuto que Deus criou. Disfarçado na aparência deste animal estava o próprio Satanás.

Diane (ディアンヌ Diannu) é um membro dos Sete Pecados Capitais e é conhecida como o Pecado da Serpente da Inveja.

O Senhor enviou serpentes para ajudá-los a se humilhar e lembrar Dele. As serpentes mordiam o povo e muitas pessoas morreram.

As serpentes vivem predando os animais que formam a base da cadeia alimentar, como roedores, pássaros, morcegos, peixes e até moluscos. "Elas são mesopredadores, o que significa que tanto servem de alimento para os predadores de topo quanto consomem os que estão abaixo.

Um dos propósitos do Livro de Mórmon é nos ajudar a entender melhor as outras escrituras. Um bom exemplo disso é a história das “serpentes ardentes” — ou seja, serpentes venenosas — que perturbavam os israelitas enquanto estavam no deserto. Você provavelmente já ouviu essa história. Néfi a menciona, assim como Alma.