O que aconteceu com o Zé Pequeno?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Após dar vida ao bandido Zé Pequeno no filme, o ator seguiu a carreira, e agora grava a segunda temporada da série Magnífica 70. Ele vive em São Gonçalo, com a família.

Leandro Firmino, hoje com 44 anos, pôde ser visto recentemente nas séries "Impuros" e "Operação Maré Negra". Em 2019, ele esteve no elenco da novela das seis "Órfãos da terra". Foi no mesmo ano em que o ator oficializou seu casamento com Letícia, com quem tem dois filhos, depois de mais de oito anos de união.

Zé Pequeno (Leandro Firmino)
O intérprete de Zé Pequeno hoje tem 43 anos. Atualmente, Leandro Firmino interpreta Gilmar na série “Impuros”, disponível na plataforma de streaming Star+. Em 2019, ele esteve na novela “Órfãos da Terra” e no seriado “Pais de Primeira”, ambos da Rede Globo. É casado e pai de dois filhos.

José Eduardo Barreto Conceição nasceu em.

A história por trás do filme
Lins narra de forma semi-autobiográfica sua infância no bairro, ao retratar personagens não apenas reais como representações de pessoas que conheceu. Como exemplo, o protagonista Buscapé é inspirado em um amigo do escritor que tinha o sonho de ser fotógrafo.

Rubens Sabino da Silva

Rubens Sabino da Silva, ator de 'Cidade de Deus'
É ele que ouve do personagem de Leandro Firmino a célebre frase: 'Dadinho é o c*, meu nome agora é Zé Pequeno, p*'. Mas a fama não trouxe lucros para Rubens. Assim como há 20 anos, quando o filme foi lançado, o ator vive em situação de rua no Rio de Janeiro.

José Wilson dos Santos

Ele não é negro e seu apelido não é Buscapé. Mas o fotógrafo free-lancer José Wilson dos Santos, 41 anos, é a versão em carne e osso do personagem-narrador do filme campeão de bilheteria Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund.

Em 2021 Darlan Cunha retornou aos holofotes com um visual repaginado, com dreads no cabelo e tattoos espalhadas pelo corpo. Além disso, ele apresentou uma novidade na carreira: agora é também rapper. Em janeiro ele lançou primeiro single, chamado Motivação.

Quase todos os personagens do filme foram baseados em pessoas reais. Zé Pequeno, Bené e Mané Galinha existiram de verdade, assim como as amizades e os conflitos. O personagem Cenoura não existiu na vida real, mas foi baseado no traficante Ailton Batata.

O filme de Fernando Meirelles foi feito no conjunto habitacional Nova Sepetiba, construído há pouco tempo, e que reproduz a Cidade de Deus dos anos 60, com baixa ocupação.

do Rio de Janeiro

Cidade de Deus é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. A região era um sub-bairro que pertencia ao bairro de Jacarepaguá, mas, por decreto municipal, foi desmembrada de Jacarepaguá e tornou-se oficialmente o bairro Cidade de Deus.

A toponímia na Cidade de Deus constitui característica singular, remetendo à morada do Divino, sugerida por seu próprio nome. Não é preciso caminhar muito para reconhecer que esta noção é reforçada na nomenclatura bíblica existente em diversos de seus logradouros.

O filme Cidade de Deus baseia se, na vida dura vivida na favela, longe de toda infraestrutura e pouca qualidade de vida, a violência toma conta e torna se um dos principais aspectos culturais daquele lugar.

O jornal não deixou de entrar na polêmica sobre a direção do filme, afirmando que a conquista de Meirelles poderia ser ofuscada pela omissão de Kátia Lund, a co-diretora de Cidade de Deus, que não foi indicada ao Oscar.