O que aconteceu com as dunas de Jeri?

Perguntado por: oviana2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 16 votos

"O vento empurra as dunas. E a duna do Pôr do Sol foi se deslocando junto com as outras e acabou encontrando o mar. Quando isso acontece, o processo erosivo é mais acelerado porque a onda bate e vai carregando a areia. A duna está no fim da sua jornada, é muito triste, mas isso é natural", diz a gestora do ICMBio.

Um dos principais atrativos turísticos da Praia de Jericoacoara, no Ceará, a Duna do Pôr do Sol está quase desaparecendo. A formação, que já chegou a 60 metros de altura na década de 1980, hoje está reduzida a menos da metade disso e caminha para se tornar apenas um banco de areia na faixa da praia cearense.

Devido a sua posição geográfica, o sol se põe no mar na charmosa vila de Jeri.

Um dos pontos turísticos da praia de Jericoacoara, no Ceará, a Duna do Pôr do Sol é ponto de encontro de visitantes para aplaudir o poente. A duna tem diminuído de tamanho nos últimos anos, em razão de fatores naturais, como os ventos e as marés, mas o processo tem acelerado com a ação humana.

No século XIX deu-se inicio à ocupação ao redor da Lagoa de Jijoca em um lugar chamado Paraguai por agricultores que fugiam da seca e do fim da economia do couro. Nesse período a comunidade foi elevada à categoria de vila e implantou-se o Farol de Jericoacoara.

Para entrar em Jericoacoara é necessário pagar uma taxa de preservação. Esta taxa turística está em vigor desde 2017. Ela importante para manter a manutenção e segurança do local. Este modelo funciona em vários destinos turísticos do Brasil, como: Fernando de Noronha.

Mas, caso só possa ir nos meses de janeiro e fevereiro, saiba haver riscos de enfrentar dias nublados e chuva. Evite viajar para Jericoacoara em março e abril, meses mais chuvosos que podem inviabilizar os passeios.

A Praia Principal é a chamada também de Praia de Jericoacoara, que é a mais próxima do vilarejo, tem fácil acesso, além de ser a mais procurada pelos turistas.

A melhor época para ir para Jericoacoara é entre julho e o começo de janeiro, quando não chove. De agosto a outubro as lagoas estão bem cheias e o clima é perfeito. Em janeiro e fevereiro os dias podem ficar mais nublados e com maiores chances de chuva.

Não faça bate-volta de Fortaleza: não vale a pena. 1 dia em Jericoacoara: ainda cansativo. 2 a 3 dias em Jericoacoara: ideal para combinar com outros destinos da Rota das Emoções. 5 a 7 dias em Jericoacoara: perfeito para passear, agitar e descansar.

As Dunas são ecossistemas constituídos por grãos de areia muito finas que se desenvolvem principalmente pela ação dos ventos, formando montes ou montanhas de diversas formas e tamanhos. Elas são extensas barreiras naturais dinâmicas que impedem o avanço do mar e ainda, a entrada de água salgada nos lençóis freáticos.

  • 7 LUGARES PARA VER O PÔR DO SOL EM JERICOACOARA.
  • DUNA DO PÔR DO SOL. O cartão postal de pôr do sol de Jeri é a Duna do Pôr do Sol. ...
  • PEDRA FURADA. ...
  • CAFÉ JERI. ...
  • BARRINHA. ...
  • NA BEIRA DA PRAIA. ...
  • THE CHILI BEACH.

Devido a sua imensa beleza, a praia de Jijoca de Jericoacoara foram as primeiras terras a serem colonizadas pelos portugueses no Estado do Ceará. No ano de 1614 uma expedição militar conquistou toda a zona, habitada por tribos indígenas desde o princípio que se dedicavam a caça e a pesca.

Jijoca de Jericoacoara, cidade a 300 quilômetros de Fortaleza, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) possui cerca de 20 mil habitantes, dos quais aproximadamente 3 mil vivem na Vila de Jericoacoara, um dos mais famosos destinos brasileiros internacionais.

Visibilidade Internacional. Um dos maiores jornais americanos, o Washington Post publicou uma matéria em sua capa sobre a Vila de Jericoacoara, no ano de 1987. A matéria foi intitulada “Beleza e a Praia”, e contava como um turista americano fez uma viagem de ônibus até este paraíso até então escondido do resto do mundo ...