O que acontece se usar muito Neosoro?

Perguntado por: uveloso . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Nos casos de superdosagem com Neosoro® de uso adulto, podem ocorrer arritmias cardíacas, cefaleia, náuseas e vômitos, diminuição do batimento cardíaco, hipotensão (queda) ou hipertensão (aumento) da pressão arterial, hiperemia nasal (vermelhidão do revestimento interno do nariz) e depressão do Sistema Nervoso Central.

Os riscos dos descongestionantes
Além disso, o médico explica que o uso prolongado desses produtos pode provocar rinite medicamentosa em qualquer grupo. A explicação é que, quanto mais se usa, mais espesso o muco fica — isso deixa o nariz mais "entupido".

Apesar de ser um medicamento bastante conhecido, seu uso contínuo e demasiado pode ser altamente prejudicial à saúde.

“Vira um vício que pode fazer com que o paciente perca o olfato”, alerta o médico. No entanto, o hábito de pingar continuamente o remédio no nariz, além de viciar, mascara um enorme perigo para a saúde do coração. A longo prazo, os efeitos dos descongestionantes elevam o risco de trombose e formação de coágulos.

“O efeito negativo mais direto do uso prolongado dos descongestionantes é justamente a chamada rinite medicamentosa, que nada mais é do que o problema obstrutivo nasal provocado pelo uso do medicamento.

Neosoro, para o que é indicado e para o que serve? O Neosoro® de uso adulto apresenta como principio ativo cloridrato de nafazolina o qual é um descongestionante nasal de uso local (mucosa do nariz), com um rápido início de ação vasoconstritora (aproximadamente 10 minutos) e com efeito prolongado (entre 2 a 6 horas).

Apresentam um início de ação muito rápido, o que pode parecer bastante tentador para a pessoa que está com dificuldade para respirar pelo nariz. Estudos cínicos demonstram que uma pessoa pode desenvolver dependência em poucos dias, 7 dias já podem ser suficientes para gerar algum grau de efeito rebote.

Inalar vapor
A inalação, além de hidratar o nariz, ainda ajuda a remover o muco graças ao estímulo do calor, que torna a secreção mais líquida. Usar ervas como o eucalipto, que são descongestionantes, pode até mesmo proporcionar um alívio maior ao sintoma.

Existem também outras soluções nasais, como as com corticoide, mas nenhuma delas causam dependência. Somente as vasoconstritoras têm esse problema. E quem não deve usar os descongestionantes? Pessoas hipertensas ou com outras doenças cardiovasculares e grávidas.

Para aplicar a técnica, basta pressionar os dois pontos localizados ao lado da abertura nasal, de ambos os lados e ao mesmo tempo. Pressione com força e aguente a possível dorzinha.