O que acontece se deixar a tinta mais tempo no cabelo?

Perguntado por: emoraess . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

Deixar por mais tempo não vai deixar a cor mais intensa e vai, inclusive, agredir bastante os fios! Da mesma forma, tirar o produto antes do tempo recomendado também não é eficiente. Especialmente em processos feitos em casa, é ideal seguir o tempo exato indicado no manual.

40 minutos

A coloração em creme deve agir somente durante 40 minutos cronometrados. O tempo menor pode resultar em cobertura ou clareamento insuficiente dos cabelos e, se ultrapassar, a cor pode escurecer ou clarear mais do que o esperado.

De jeito nenhum. É recomendado o uso da tintura tão logo realizada a mistura e na sua totalidade de conteúdo .

Comece aplicando a coloração nas raízes. Cabelos já tingidos são mais porosos e absorvem a tinta rapidamente, mas as raízes precisam de um tempo de pausa maior. Para saber quanto tempo deixar a tinta no cabelo, é simples: aguarde o tempo de pausa completo nas raízes, mas só metade deste tempo nos fios já tingidos.

Além disso, evite lavá-los 24 horas depois de trocar a cor.

A coloração deve ser deixada no cabelo pelo tempo indicado pelo fabricante, apenas. Deixar por mais tempo não vai deixar a cor mais intensa e vai, inclusive, agredir bastante os fios! Da mesma forma, tirar o produto antes do tempo recomendado também não é eficiente.

E sim, pintar o cabelo quando ele está sujo é muito melhor do que com as madeixas limpas. O couro cabeludo produz uma oleosidade natural e quando você deixa as madeixas sem lavar antes de aplicar a coloração, o óleo protege o couro cabeludo e impede que a coloração o agrida tanto.

É melhor lavar os cabelos de 12 a 24 horas antes de tingi-los, se estiver usando um produto não permanente, ou 24 horas antes, se estiver usando uma coloração permanente (que dura até que o cabelo cresça ou você tinja novamente).

De maneira objetiva, a melhor tintura para cabelos com química é o tonalizante. Mas, qual a diferença entre um tonalizante e uma coloração? A principal característica do tonalizante é não possuir amônia em sua fórmula, sendo menos agressivo às madeixas quimicamente tratadas.

Desse modo, a tinta confere 100% de cobertura, brilho intenso e permanente, contudo, resseca mais o cabelo e exige mais retoque na raiz, em caso de diferença muito forte de tonalidade. Por outro lado, o tonalizante é menos agressivo, ressecando menos os cabelos, embora não proporcione os mesmos resultados da tinta.

Muito usada nas tinturas permanentes, a amônia é um composto químico responsável por ajudar abrir a cutícula da fibra capilar para que a coloração possa fixar bem no fio e a cor ter uma durabilidade maior.