O que a interação social permite?

Perguntado por: uaguiar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Esse convívio social geralmente diário permite que se crie relações de amizade, trocas afetivas, validações. Muitas pessoas passam mais tempo com os colegas de trabalho do que a própria família e isso pode fazer falta já que muitas interações sociais ocorrem por videochamada.

Socializar é bom para a mente e o corpo. O contato social não apenas diminui os sentimentos de solidão e evita a depressão e ansiedade, mas também é capaz de prevenir doenças, como demências e doenças cardiovasculares, além de mantém os níveis de estresse sob controle e melhorar a saúde mental.

As interações sociais podem contribuir para a aprendizagem efetiva de habilidades e conteúdos, assim como fortalecer os valores éticos fundamentais ao desenvolvimento moral do ser humano. Na infância, a interação entre as crianças é indispensável para a construção de aprendizagens significativas no ambiente escolar.

Interação social e socialização
Por exemplo: linguagem verbal, não verbal, comportamentos em certos espaços, distinção de corpos e pessoas etc. Desse modo, refere-se à construção de uma ideia de convivência baseada nas regras sociais de sua sociedade.

Entende-se por interação social o processo através do qual as pessoas se relacionam umas com as outras, num determinado contexto social. A interação apoia-se no princípio da reciprocidade da ação e é reconhecida como condição necessária para a organização espaciotemporal.

Pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que pessoas sociáveis são mais ativas e têm melhor bem-estar emocional. Se quiser viver por mais tempo, faça novas amizades.

Ela é caracterizada pela troca entre duas ou mais pessoas, seja em diálogo, expressões ou ações que constituem a vivência em sociedade. Pela interação as pessoas conseguem se relacionar, criando certas “regras” e ditando como agir em frente à diversidade de pessoas que formam a sociedade.

Na interação social se os processos são construtivos e predominam a colaboração e o afeto isso possibilita a coesão do grupo, caso contrário, o grupo passa a ter conflitos internos.

O aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento importante nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social.

As quatro interações fundamentais a saber:

  • a interação gravitacional,
  • a interação electromagnética,
  • a interação nuclear forte e.
  • a interação nuclear fraca;