É verdade valores a receber 2023?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

O Banco Central esclarece que as mensagens são falsas. De acordo como BC, o único site que o cidadão pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://valoresareceber.bcb.gov.br/.

É falso que o Governo Federal esteja devolvendo valores de Pix e Cartão de Crédito. Postagens inverídicas citam um decreto fictício que criaria um suposto "Programa Resgate Social 2023". O conteúdo simula uma notícia em um site conhecido.

As consultas ao SVR podem ser feitas a qualquer momento, no site valoresareceber.bcb.gov.br. É preciso ter em mãos número de CPF e data de nascimento se for pessoa física. Pessoas jurídicas podem consultar por meio do CNPJ e da data de abertura da empresa.

Qualquer pessoa física ou jurídica que teve relacionamento com bancos ou financeiras em algum momento poderá ter direito aos valores a receber.

Você pode saber se tem dinheiro esquecido em banco ou em outra instituição financeira pelo site valoresareceber.bcb.gov.br/publico. Não precisa fazer login. Basta informar seu CPF e sua data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.

A consulta do valor disponível para saque pode ser feita no site do Banco Central (veja abaixo o passo a passo). Depois do pedido de devolução, o dinheiro será depositado em até 12 dias úteis, mesmo que a pessoa tenha selecionado para receber via Pix.

Desde o dia 28/2 é possível consultar se há valores a receber no sistema financeiro.

O BC suspendeu o SVR (Sistema de Valores a Receber) em 2 de maio de 2022.

Para isso, é necessário acessar o site do Banco Central e informar o número do documento e a data de nascimento ou a data de abertura da empresa. Caso exista algum valor disponível, o resgate pode ser feito a partir do dia 7 de março, no sistema Sistema Valores a Receber (SRV).

O Banco Central (Bacen) liberou a consulta ao chamado “dinheiro esquecido” em 2023. Agora os cidadãos com saldo em instituições financeiras pode consultar e, posterioprmente, sacar os valores retidos.

O pagamento do Valores a Receber do Banco Central começa amanhã, terça-feira (7) às 10h. Na última semana, os consumidores puderam consultar eventuais valores esquecidos em bancos, instituições financeiras e cooperativas na segunda fase do Sistema Valores a Receber (SVR).