É possível mudar a textura do cabelo?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.3 / 5 18 votos

Em suma, a mudança da textura e forma do cabelo pode ocorrer naturalmente em resposta a fatores hormonais e ambientais. No entanto, é possível manter os cabelos ... Além de fatores naturais do próprio cabelo, idade, hormônios, procedimentos químicos, medicamentos e alimentação podem mudar a textura do ...

A chegada da puberdade, a gravidez e a menopausa são alguns dos picos hormonais que podem alterar a textura das madeixas. Para acompanhar essas mudanças — e descobrir se elas estão sendo influenciadas pelos hormônios — é necessário estar sempre com os exames médicos em dia.

Mas além dessas fases, processos como descolorações e alisamentos também podem alterar a estrutura do cabelo a longo prazo. A relação entre cabelo e idade é real e essa mudança precisa ser levada a sério, pois é preciso se adaptar com a atual forma dos fios para cuidar deles da maneira adequada”, afirma.

"A mudança vai depender muito do que ela usou nos cabelos e da forma como ela trata os seus fios, mas pode ocorrer desde a adolescência. A primeira é a mudança da textura para mais fino e quebradiço. Pode haver mudança de forma, de liso para encaracolado ou vice-versa", explicou o especialista Bedin.

Vale ressaltar, que apenas o tempo não é capaz de mudar a estrutura genética do cabelo, que é o principal fator responsável pela construção dos fios e suas características. Se isso estiver acontecendo, fique atenta se não está abusando de aparelhos de calor ou usando algum produto que cause essa reação.

O cabelo liso tipo 1a é o tipo de cabelo mais raro, quando falamos de cacheados, e é comum entre mulheres de ascendência asiática. Por serem óleos naturais tão retos e finos, quando viajam até as pontas, os veem muito brilhantes e sedosos.

Quando fazemos 30 anos, há uma diminuição no metabolismo e o cabelo também muda. Há afinamento da fibra capilar e o cabelo demora mais para crescer. Nas mulheres, os cabelos se afinam e nos homens, a perda dos fios começa a acontecer.

Níveis hormonais desiquilibrados são uma das principais causas de variação de textura dos cabelos. As variações a nível hormonal que acontecem no corpo da mulher são um dos principais motivos pelos quais os seus fios apresentam diversas texturas, sendo a gravidez um excelente exemplo disso.

O ciclo de vida do cabelo é basicamente o período de duração entre o nascimento de um fio novo, que acontece no folículo piloso, e a sua queda. Ao longo da vida, cada folículo piloso é responsável por uma média de 25 a 30 ciclos, com cada um deles durando normalmente de 4 a 7 anos.

De acordo com o tricologista Valcinir Bedin - que também é presidente da Sociedade Brasileira de Cabelo -, uma das responsáveis é a distribuição de queratina: "quanto mais distribuída for a queratina dentro do córtex capilar, mais liso o fio. O contrário, a distribuição irregular, é que leva aos cachos", explica.

Ter cabelo com duas texturas ou até mais pode ser completamente natural. E é muito comum, inclusive. Mulheres com cabelos cacheados e crespos costumam perceber isso com mais frequência.

As influências externas afetam muito a fibra capilar na vida adulta, mas os hormônios exercem papel fundamental nesse processo. O desequilíbrio hormonal leva à mudanças no volume, aparência e textura, especialmente a partir dos 30 anos, devido ao início da diminuição de proteína (queratina) e aminoácidos.

“Pode! Não é uma regra e nem todos os cabelos têm sua textura alterada, mas com o rompimento das pontes de queratina durante a queda, é possível que a estrutura do fio cresça diferente, e cabelos que eram lisos, por exemplo, podem nascer mais curvados”.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Beleza Natural em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), 70% dos brasileiros apresentam cabelos cacheados, crespos ou ondulados.