É possível engravidar de * * * * * * fora?

Perguntado por: agil . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.7 / 5 15 votos

A resposta é sim, já que existe a possibilidade de o que é chamado de líquido pré-ejaculatório conter esperma.

Muitos ignoram o fato, porém, de que ele é um método pouco confiável, de baixa eficácia. Ou seja, pode dar errado e resultar numa gravidez indesejada sim. Um levantamento do portal "Tocando Fraldas" apontou que 1 em cada 4 mulheres já chegou a engravidar após um ciclo em que praticou o coito interrompido.

"O que importa de fato é a concentração de espermatozoides com mobilidade progressiva no esperma, não a força da gravidade." Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Isto acontece porque o muco cervical funciona como uma espécie de “elevador” para os espermatozoides em movimento. É desta maneira que pode haver uma gravidez sem penetração. A possibilidade de uma mulher engravidar sem penetração depende, sobretudo, da proximidade dos espermatozoides com a entrada da sua vagina.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

Nos primeiros 7 a 10 dias após a relação, podem começar a aparecer alterações no corrimento vaginal, que fica mais rosado. Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais. Logo na primeira semana, podem surgir as náuseas e os vômitos.

Sim, existe a possibilidade de o líquido pré-ejaculatório conter esperma, por isso é possível engravidar mesmo que não ocorra ejaculação completa na vagina. É perfeitamente natural se perguntar se é possível engravidar usando o método de coito interrompido ou mesmo por contato genital.

A viscosidade de um esperma grosso ou mais ralo pode indicar algumas patologias. Como a sua principal dúvida é sobre o esperma viscoso ou grosso, vamos começar explicando essa alteração. De modo geral, essa consistência do fluido pode indicar inflamação ou malformação da próstata ou vesícula seminais.

Os especialistas recomendam sempre realizar os exames de diagnóstico, Beta HCG e o ultrassom para confirmar ou descartar a suspeita de uma gravidez.

É possível engravidar sem que exista a penetração.
"A mulher pode engravidar se a ejaculação for próxima à vagina", alertou José Bento. Segundo Paulo Gallo, os casos são raros, mas acontecem.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

Pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte) – Deve ser usada somente em casos de emergência, até 72 horas após a relação sexual desprotegida. Ela evita a gravidez não desejada, impedindo ou retardando a ovulação e diminuindo a capacidade dos espermatozoides de fecundarem o óvulo.

Respondendo objetivamente, o coito interrompido não é o método mais eficaz para evitar uma gravidez não planejada. Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.