É melhor morar na Argentina ou Brasil?

Perguntado por: opaiva . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Conclusão. Se você tem vontade de ter a experiência de morar fora do Brasil, a Argentina é uma opção muito vantajosa: é perto, o idioma e a cultura tem muitas semelhanças, a população é receptiva com os brasileiros e a qualidade de vida em geral é melhor que no Brasil.

Dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos do Ministério da Economia da Argentina apontam que viver em Buenos Aires custa, em média, 24% mais barato que viver em São Paulo, por exemplo. Então, dependendo de onde você vive no Brasil, a mudança para a Argentina pode representar alguma economia.

Muitos brasileiros que vão morar na Argentina são atraídos pela boa qualidade de vida que o país oferece. O transporte público, por lá, é bem mais eficiente que o nosso, no geral, as cidades são mais seguras e a saúde também apresenta bons índices. Além disso, o real é bem mais valorizado que o peso argentino.

De acordo com o Numbeo, o custo médio de vida na Argentina é de cerca de 78.000 pesos por mês, excluindo o aluguel. É importante notar que esses valores são apenas médias e podem variar de acordo com a localização, o tipo de habitação, o consumo de energia, a alimentação e outros fatores.

Quanto custa morar em Buenos Aires? Comparado com o custo de vida na capital São Paulo, viver em Buenos Aires sai 24% mais barato, o que pode representar uma grande economia. Porém, se você pensa em mudar para a Argentina, saiba que o interior sempre terá um custo benefício melhor do que o de morar em uma capital.

ARS 999.000

Na Argentina, 1 kg de carne custa ARS 999.000, o equivalente a seis dólares ou a metade do valor que os brasileiros pagam pela mesma quantidade de carne no Brasil. Como está o custo de vida na Argentina em 2022?

É caro morar na Argentina? Para morar em uma área nobre de Buenos Aires, você terá que desembolsar uma média de R$ 2 mil por mês. Já em regiões mais comuns da capital o aluguel pode custar R$ 1.200.

Brasileiros precisam sim de visto para morar na Argentina por mais de 90 dias e também como solicitar esse tipo de autorização. Providencie esse visto antes de embarcar no país. Também conte com a Wise para fazer a conversão rápida e econômica dos seus reais para a moeda local.

Portanto, cota de 500 dólares fixa + cota de 500 dólares em duty free ou free shop. Você não pode gastar toda a cota e trazer dezenas de bebidas, tênis, relógios e roupas. Cada produto tem um limite que a alfândega impõe para tentar combater o contrabando e a importação ilegal de produtos, por exemplo.

90 dias

A Argentina, assim como muitos outros países do mundo, estabelece que o período que um turista, brasileiro ou não, pode permanecer no país deles é de 90 dias.

Você pode cadastrar o seu currículo nos portais de emprego na Argentina e sentir como é a resposta do mercado e até já marcar algumas entrevistas. Além disso, entre em contato com a comunidade brasileira no país. Muitas vezes eles conhecem vagas que podem ser interessantes para você.

Uma pessoa que deseja morar na Argentina e vai se sustentar sozinho deve gastar em torno de 56 mil pesos, já na capital, Buenos Aires, o valor pode chegar a 62 mil pesos por mês.

Qual a cidade mais barata da Argentina? Cidades fora do eixo turístico são sempre as mais baratas, mas Buenos Aires, Rosário, Córdoba sempre são as mais baratas para os brasileiros.