É melhor desligar ou suspender o PC?

Perguntado por: dgomes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

O que é melhor: desligar ou suspender o PC? Não há certo ou errado nesta pergunta. Os especialistas explicam que, hoje, os sistemas costumam ser projetados para se adaptar ao perfil dos usuários e conseguem operar por longas sessões sem necessidade de serem desligados.

O modo de suspensão consome pouca energia. Tecnicamente, seu computador permanece ligado, mas todas as ações dele são interrompidas e todos os documentos e aplicativos abertos são colocados na memória. É possível retomar a operação normal rapidamente em alguns segundos.

A opção “Suspender” do botão de energia do Windows coloca o PC em modo de baixo consumo de energia, não o desligando completamente. Essa função permite que você inicie o dispositivo mais rapidamente quando voltar a utilizá-lo, uma vez que o sistema e os apps não foram removidos da memória RAM.

O tempo de retorno do Windows é maior se comparado ao modo Suspensão. Mas, a hibernação consome menos energia que a suspensão. Indicamos realizar essa operação quando você for se ausentar por algumas horas do computador.

Enquanto a suspensão coloca seu trabalho e as configurações na memória e usa uma pequena quantidade de energia, a hibernação coloca no disco rígido os documentos e programas abertos e desliga o computador.

A princípio, uma computador pode ficar ligado direto por semanas ou até mesmo meses sem problema algum. Esta prática, por si só, normalmente não faz com que os componentes da máquina se desgastem mais rapidamente.

Windows 10
Clique em Sistema. Clique em Energia e suspensão. Em Tela, selecione por quanto tempo deseja que o computador aguarde antes de desligar a tela quando ele não estiver em uso.

Em um computador bem projetado o modo suspenso consome menos de 10% da energia utilizada em uso normal e basta um toque para a máquina voltar ao trabalho.

Desligamentos abruptos podem fazer com que alguns arquivos do sistema operacional sejam corrompidos e não funcionem bem. O Windows, assim como outros sistemas operacionais, trabalha com arquivos importantíssimos tanto na sua iniciação quanto no encerramento.

O ato de hibernar está relacionado com o estado de hibernação, que normalmente acontece com alguns animais durante o inverno. O metabolismo dos animais que hibernam cai bastante durante a estação mais fria do ano, fazendo com que entrem em um estado de "coma induzido".

O período de hibernação pode durar semanas e até mesmo meses. Durante esse processo, o animal pode despertar por um período curto de tempo para realizar algumas atividades, como urinar.

A hibernação é uma alternativa ao modo "Dormir" em computadores equipados com Windows e Linux e não está presente por padrão em computadores com OS X. Aqui, o princípio de funcionamento é o mesmo que o modo anterior e a principal diferença é que o fornecimento de energia é cortado inclusive para a memória RAM.

O notebook não é necessariamente danificado quando se fecha a tampa sem desligá-lo. O único problema que pode ocorrer é você perder algum download ou documento que estiver aberto quando fizer isso. Quando a tampa do notebook é fechada, o Windows pode ser encerrado ou entrar em estado de hibernação.

A funcionalidade “Suspensão Profunda” é um recurso disponível nos smartphones, útil para impedir que um aplicativo pouco utilizado encha o aparelho de notificações ou consuma a bateria do celular em excesso.

Podemos concluir, então, que usar o notebook na tomada, ao contrário do que alguns usuários pensam, pode ser uma experiência benéfica ao aparelho, pois evita que você gaste com frequência os ciclos de energia que são os medidores da vida útil da bateria.

Aqui sempre desligo a fonte e o filtro de linha depois que o pc desliga, e ainda retiro o filtro da tomada, e também desconecto o cabo de rede do roteador, assim sei que o pc estará protegido de qualquer descarga da rede.