É correto dizer eu vou ir?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Resposta: Deve-se evitar a todo custo a locução "eu vou ir". Não que esteja rigorosamente fora dos padrões gramaticais, pois é comum entre os brasileiros o uso do verbo ir como auxiliar do futuro [vamos ver, vou trabalhar, vão falar, por exemplo, em vez de veremos, trabalharei, falarão].

Como sabemos, milhões de brasileiros, majoritariamente os de baixa escolaridade, dizem "vou ir", "vai ir" e "vamos ir" como forma de expressar uma ação futura que, na sua vertente culta, é realizada pelo futuro simples do verbo "ir": irei, irá, iremos e irão.

A locução “vou ir” está correta e pode ser utilizada para indicar uma ação no futuro.

A forma verbal que geralmente se usa é vou, embora a forma verbal irei seja mais lógica por ser futuro. A forma verbal vou, por ser presente, é mais decisiva.

Quando utilizar 'para eu': Deve ser usado quando for o sujeito da oração e quando possui um verbo no infinitivo (ar-, er e ir). Ex: É para eu ir ao supermercado?

No Brasil "eu vou ir" é considerado redundante e inadequado. "Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei".

De acordo com a norma culta da língua, o verbo ir estabelece regência com a preposição a quando transmite o sentido de se deslocar para algum lugar, com pouca permanência no local a que se vai: Nós queremos ir a Paris.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Com efeito, embora os dois verbos compartilhem a ideia de movimento, eles acabam por contrastar semanticamente: por um lado, referem-se a movimentos em direcções opostas (ir sugere «afastamento», e vir, «aproximação»); por outro, têm estatuto sintáctico-semântico diferente, já que, por exemplo, em «vai vir», «vai» é um ...

A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?

Resposta: Sim, é possível e correto. Ou seja, não há nada na língua portuguesa que proíba ou impeça o falante de dizer: “Em 2050 irei morar na Lua” (em vez de “morarei”), tanto é que muita gente faz uso dessa locução verbal.

Vim e vir diferença
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”.