Desde quando existe Xepa no BBB?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

A partir do Big Brother Brasil 8, também, os participantes passaram ser divididos em dois grupos de alimentação: Luxo (ou Lado A/casa principal, o lado com mais estalecas) e Xepa (ou Lado B/puxadinho, o lado com menos estalecas).

de como surgiu as dinâmicas do VIP e da Xepa. Tudo começou no #BBB11, quando os participantes se. dividiram em 4 grupos ainda no hotel.

Ao chegar na reta final do BBB 23 (Globo), Amanda se consagrou dona de um dos piores recordes da edição. A médica foi quem mais ficou na Xepa nessa temporada. Amanda ficou 13 vezes na Xepa, número atingido após a liderança de Bruna Griphao.

“No âmbito do BBB, a Xepa representa o grupo que terá acesso a uma menor variedade de alimentos, ou seja, uma alimentação restritiva”, diz a professora e tutora Romy Gleyse Chagas Barros, do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), explicando que alimentos que compõem a xepa são os considerados ...

Bruna Griphao está no topo do ranking de participantes que se tornaram líder mais vezes. O reinado da atriz foi estabelecido três vezes.

A xepa, porém, só pode consumir ingredientes básicos. No mercado do grupo VIP, os participantes têm acesso a bons cortes de carne, peixe e frango, além de uma enorme variedade de temperos e doces como leite condensado e chocolate.

Uma dessas disputas é a prova da comida. Essa prova define um grupo que durante a semana, terá mais benefícios. O grupo perdedor fica com um número de estalecas reduzido em comparação ao grupo vencedor, e consequentemente tem uma limitação na comida.

No "BBB 23", a modelo Domitila Barros já foi a seis berlindas. A sister só não atingiu as marcas de Babu Santana, do "BBB 20", e de Arthur Aguiar, do "BBB 22". A seguir, confira a lista de participantes — em toda a história do reality show — que mais foram indicados a paredões.

Amanda foi a participante que mais vezes enfrentou a berlinda: foram quatro paredões, enquanto os outros quatro participantes disputaram o voto do público em três ocasiões.

A Xepa do BBB 22 tinha arroz, feijão, macarrão instantâneo, carnes consideradas de segunda (moela, rabada, fígado e língua), biscoito de água e sal, rapadura, lentilha, leite e ovos.

A diferença acontece também no momento das compras. Enquanto o Grupo VIP todo pode ir ao “mercado” e conta ainda com regalias no ambiente, apenas dois membros da Xepa ficam responsáveis pelas compras da cozinha restrita e não ganham petiscos e bebidinhas.

Sim, o líder pode ir para a xepa. Não há nenhuma regra que impeça o rei da semana de ir para o grupo mais desfavorecido, caso o anjo o escolha para o castigo do monstro.

Estão na Xepa: MC Guimê, Larissa, Fred Desimpedidos, Sarah, Bruna Griphao, Amanda, Cara de Sapato, Cezar Black, Gustavo, Key e Domitila.

O último Paredão do BBB 23 (Globo), que teve Larissa como eliminada (pela segunda vez), alcançou pouco mais de 22 milhões de votos, o menor número de toda edição. A sister recebeu 49,98% dos votos e disputou a última berlinda ao lado de Bruna Griphao e Aline Wirley, suas aliadas.

Aline é a vice-campeão, com 16,96% dos votos, e Bruna ficou em terceiro lugar, com 14,14% dos votos. Amanda se tornou a vencedora do Big Brother Brasil 23 na noite desta terça-feira, 25, com 68,9% dos votos. A sister conquistou o maior prêmio de todas as edições do reality show da Globo, R$ 2,88 milhões.

BBB 23: Amanda Meirelles
Na 23ª edição do reality, o público coroou novamente uma Pipoca como a grande vencedora. Amanda também disputou a final com duas Camarotes aliadas, Bruna Griphao e Aline Wirley, mas acabou levando a melhor. A médica ganhou 68,9% dos votos.