De quem a cobra gosta?

Perguntado por: oguedes . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.2 / 5 7 votos

O alimento preferido da maioria das serpentes, sobretudo cascavéis e jararacas, são os ratos. Por isso, elas habitam os mesmos lugares que esses roedores. E como o homem abriga e alimenta uma grande quantidade de ratos, ao armazenar comida e produzir lixo, muitas espécies de cobras vivem próximas do homem.

“O ideal é manter sempre o quintal limpo, evitar acumular lixo e entulhos, restos de obras e troncos ao redor da casa, isso atrai animais como ratos e mucuras, e consequentemente atrai predadores deles, que são as serpentes”, diz.

Elas costumam comer desde pequenos animais, como ratos, lacraias, aranhas e sapos, até bichos de médio e grande porte, por exemplo, as aves e mamíferos, como as capivaras. Essa é, inclusive, uma das curiosidades amplamente conhecidas sobre as cobras.

Aves de rapina como águias, falcões, corujas e aves secretário se alimentam de serpentes, assim como seriemas e emas. Embora muitas aves ocasionalmente se alimentem de serpentes, as espécies verdadeiramente especializadas são raras: todas pertencem ao grupo das aves de rapina.

Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.

Embora as preferências de cheiros possam variar entre as espécies de cobras, o alho, a cânfora, a naftalina e o óleo de cedro são odores que geralmente não são apreciados por esses répteis. Ao utilizar essas substâncias em locais estratégicos, é possível criar um ambiente menos atraente para as cobras.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

LOUVA-A-DEUS

Você provavelmente já notou que, tanto no cinema, como na vida, o personagem mais quieto e normal é geralmente o vilão. Geralmente, quando vemos essas pessoa...

Em quase todas as cobras peçonhentas podemos encontrar uma depressão localizada entre cada olho e a narina, que é chamada de fosseta lacrimal, ou fosseta loreal. Esse órgão é especializado em sentir as variações da temperatura, o que permite à serpente saber se há a presença de outro animal.

Uma cobra aparenta gostar de receber carinho e até espicha parte do corpo ao ser tocada por um homem. Um biólogo explicou se as cobras realmente gostam de ser acariciadas.

Os gambás nem sentiam e seguiam devorando as serpentes. Para mostrar que esta proteção é natural do gambá, os especialistas fizeram o mesmo teste em filhotes de gambás e de cobras.