Como votar nulo?

Perguntado por: ebelchior6 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Diferente do voto em branco, o voto nulo não conta com um botão nas urnas, então muitas pessoas ainda se perguntam o que deve ser feito para que o voto seja anulado em uma eleição. Para que qualquer eleitor efetivamente anule seu voto, basta que ele digite uma combinação de números não existentes.

No voto nulo, o eleitor digita um número inexistente seja de candidato ou legenda e depois confirma. Para não correr o risco de anular, caso não seja o desejo do eleitor, é necessário conferir a foto do candidato após digitar o número e só então confirmar. A ação equivocada pode acarretar na anulação do voto.

Voto nulo no Brasil
Desta forma, conforme a lei Nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, o voto nulo passou a ser considerado como válido, mas registrado apenas para fins estatísticos, não sendo, desta forma, computado para o candidato ou partido político que esteja em vantagem na quantidade do número total de votos.

Forma de protesto contra alguma lei ou leis que originam descontentamento populacional, que em muitos casos está associado a boicotes eleitorais.

Votar na legenda é uma opção válida somente nas eleições proporcionais.

Voto nulo é um voto em um candidato inexistente. Voto em branco consiste em um voto em branco, isto é, em nenhum candidato.

Oficialmente, porém, o voto censitário foi estabelecido pela constituição de 1824 e abolido pela constituição de 1891, ou seja, esteve em vigor durante todo o período monárquico brasileiro.

Pode-se definir sistema eleitoral como o conjunto de normas e institutos considerados para contabilizar os votos e convertê-los em mandatos.

Eleitorado fantasma: incluir nomes de eleitores inexistentes no Cadastro Nacional de Eleitores, passar o direito de voto para nomes de pessoas proibidas de votar ou manter como ativos eleitores já falecidos, para que de alguma forma alguém, de carne-e-osso, vote no lugar deles (Voto fantasma).

Rio de Janeiro teve uma das maiores abstenções do Brasil, enquanto São Paulo, Minas e Bahia também acumulam alto número de ausentes. Veja os destaques. Publicado em 22 de outubro de 2022 às, 08h30.

O eleitor pode ter a versão digital do título, no celular ou tablet, e com ele votar nas eleições. O aplicativo e-Título, disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral, traz informações sobre zona e seção, com endereço do local de votação, e se você está em dia com essa obrigação.

Essa é a primeira lógica para pensar se você quer votar na legenda ou se você quer votar em um candidato", diz ela. É por isso que para Cláudio Couto, cientista político e professor da FGV (Fundação Getulio Vargas), o voto na legenda não é uma boa opção para o eleitor.