Como usar queratina no cabelo?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Primeiro, aplique a queratina líquida em todo o comprimento dos fios. Aguarde o tempo de pausa indicado no rótulo do produto (geralmente, cerca de 10 minutos). Depois, aplique a máscara da sua escolha no comprimento e pontas, massageando bem os fios. Aguarde mais cinco minutos e enxágue.

Se há um produto perfeito para a reconstrução capilar, esse é a queratina líquida! Usada para recuperar cabelos quebradiços e danificados, essa é uma proteína importante para fortalecer a estrutura dos fios, dar fim ao cabelo elástico e reparar pontas duplas.

Ela funciona como uma capa protetora que impede a perda de água dentro da haste capilar, protege o fio, dá um aspecto mais brilhante e maleável. Mas quando ocorrem as agressões, como o uso de ferramentas quentes ou químicas, a substância é degradada, deixando o cabelo desvitalizado e quebradiço”, esclareceu.

Como já dito, o produto tem um tempo certo de agir, entre 10, 15 e no máximo 20 minutos. A queratina é para dar rigidez e força ao cabelo. Então, se ficar por muito tempo, ela vai danificar os fios.

Aplique a queratina líquida em toda a extensão dos fios e nas pontas e deixe agir de 20 a 30 minutos. O próximo passo é aplicar um protetor térmico e secar os cabelos completamente. Por último, divida o cabelo em mechas finas e passe a chapinha de 2 a 4 vezes em cada mecha.

A queratina não deve ser usada diariamente. Isso porque o excesso de queratina pode deixar os fios com aspecto endurecidos, sem flexibilidade e até quebradiços. Para evitar que as madeixas fiquem saturadas com queratina, siga as instruções do cronograma capilar para o seu tipo de cabelo.

Basta borrifar a queratina em todo o cabelo limpo e úmido (lava só com shampoo), de mecha em mecha, deixar agir por 30 minutos, enxaguar e, em seguida, usar alguma máscara hidratante/nutritiva pra dar uma amolecida nos fios.

Você pode misturar a queratina líquida com a sua máscara concentrada favorita. Em vez de colocar a queratina diretamente nos fios e depois aplicar a máscara, você pode deixar o tratamento ainda mais prático. É só misturar os produtos antes mesmo de passá-los nos cabelos.

Você deve observar se os fios estão ásperos e quebradiços. O ideal é que estejam suaves e macios. Além disso, vale se olhar no espelho e prestar atenção na aparência deles. Cabelo com frizz em excesso, com pontas duplas espigadas e ressecado, precisa de reposição de queratina.

Ela vai devolver a massa capilar e reconstruir os fios, deixando-os mais macios e saudáveis. A função de selar as cutículas e proteger o córtex (a parte interna do fio) são outros benefícios da queratina.

Ritual indispensável para cabelos secos: a queratina é uma proteína importante para devolver a vitalidade dos fios. Aposte na Recarga de Queratina Novex nos fios úmidos durante seu cronograma capilar para cabelos secos!

Não aplique a queratina na raiz. Você não precisa usar secador, ou chapinha. São opcionais! Após fazer a reconstrução ou cauterização com queratina líquida, é recomendável que você hidrate o cabelo.

A escolha do tipo de queratina vai depender da situação em que o cabelo se encontra. O tratamento em gel é para cabelos que já estão com problemas extremos, logo necessitam de um método mais intensivo. Já a queratina líquida é apenas para reparar pequenos danos, por isso o processo é mais rápido.

Aplicando diretamente nos fios
A queratina líquida de qualquer tipo pode ser aplicada diretamente nos fios, sempre lembrando de realizar o enluvamento para potencializar o tratamento. Lave com xampu, enxague e aplique a queratina, deixando agir por alguns minutos.