Como tratar homem trans?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

Para começar, respeite a identidade da pessoa e use os mesmos termos e pronomes que ela usa para descrever a si mesma. Além disso, trate qualquer indivíduo transgênero da mesma forma que trata a todos: respeite sua privacidade, não faça perguntas pessoais demais, e peça desculpas quando cometer gafes.

A pessoa trans deve ser tratada de acordo com o gênero que ela reconhece, portanto, não importa mais se ela nasceu menino ou menina, o que deve ser levado em consideração é dali pra frente. Cuidado para empregar os pronomes corretos, o que parecia muito natural no dia a dia vai precisar de uma atenção especial agora.

Jamais pergunte sobre o nome de registro/batismo de uma pessoa trans, travesti ou não binária. Neste caso, pergunte pelo nome social, ou seja, o nome pelo qual um indivíduo transgênero se identifica e é socialmente reconhecido.

A pessoa pode até ser confortável com o próprio corpo, mas pode ficar desconfortável usando certas palavras para se referir a ele. Por exemplo, um homem trans pode gostar quando você toca no peito dele, contanto que você diga “peito” em vez de “seios”. Pergunte ou apenas ouça as palavras que ele usar.

“Ela é lindo ou ele é linda” Primeiro, confundir a identidade de gênero é tão chato de fazer, fora que dá sempre um mal-estar na conversa. Se você quer elogiar uma pessoa trans e não sabe qual é a sua identidade de gênero, simplesmente diga: Essa pessoa é linda.

Ser pessoa transexual ou transgênero deixou de ser considerado doença mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, depois de muitas lutas e reivindicações de direitos pelos movimentos sociais.

SIM! Se recusar a chamar uma pessoa transexual ou travesti pelo pronome que ela (e) se identifica é considerado crime de transfobia.

Transexual é uma pessoa que não se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu, ou seja, é alguém que não se sente adequado ao gênero que recebeu no nascimento. Assim, podemos dizer que uma pessoa é definida como transexual quando sente desconforto com seu sexo biológico.

Perguntar a uma pessoa no que eles estão sexualmente interessados ​​pode ser um bom começo para uma conversa sobre o assunto, mas é importante que você evite fazer suposições. As pessoas trans têm suposições feitas sobre elas o tempo todo, e uma delas é sobre seus gostos sexuais.

Os homens transexuais são pessoas que nasceram com a genitália (vagina) e órgãos reprodutores femininos, mas que, ao longo do tempo, durante o desenvolvimento, não se consideravam mulheres. Por não se reconhecer no próprio corpo, uma pessoa transexual pode passar por uma cirurgia de redesignação sexual.

O processo de afirmação de gênero de um homem trans pode ser marcado pelo início de uma terapia hormonal – geralmente com administração do hormônio testosterona –, ou cirurgias de afirmação de gênero – remoção das mamas, útero, entre outros.

Como combater a transfobia?

  1. Informe-se. A busca por conhecimento é fundamental para combater a transfobia, tanto para entender melhor suas causas quanto para não reproduzi-las. ...
  2. Posicione-se. ...
  3. Ofereça oportunidades. ...
  4. Não seja uma pessoa invasiva. ...
  5. Ensine as crianças.