Como transferir arquivos grandes para FAT32?

Perguntado por: rpacheco4 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Arquivos maiores do que 4GB NÃO podem ser armazenados em um volume FAT32. Formatar o pen drive ou cartão de memória em NTFS ou exFAT irá resolver este problema. AVISO: Faça uma cópia do seus dados antes de avançar pois a formatação irá apagar todos os dados salvos em seu dispositivo.

Clique em Iniciar, aponte para Programas, aponte para Acessórios, aponte para Ferramentas do sistema, clique em Conversor de unidades (FAT32) e clique em Avançar. Na caixa Unidades, clique na unidade que você quiser converter para o sistema de arquivos FAT32. Clique em Avançar e depois em OK.

Na seção Gerenciador de Partição, selecione uma partição FAT32, clique com o botão direito do mouse nela e selecione "Avançado", clique em "FAT para NTFS". Se você precisar converter um dispositivo de armazenamento, como cartão SD ou pen drive para NTFS, insira-o no seu PC primeiramente e repita a operação anterior.

Para corrigir o erro "O arquivo é muito grande para o sistema de arquivos de destino", é necessário formatar a unidade de destino para NTFS para exFAT. Ao contrário do FAT32, o NTFS e o exFAT suportam o armazenamento de arquivos maiores que 4 GB que o FAT32 não pode.

Abra o DiskPart, digite as seguintes linhas de comando e pressione Enter todas as vezes:

  1. list disk.
  2. select disk 0 (Substitua 0 pelo número do disco do seu dispositivo exFAT)
  3. list volume.
  4. select volume 1 (Substitua 1 pelo número do volume do seu dispositivo exFAT)
  5. format fs=fat32 quick.

4 GB

Por outro lado, o tamanho máximo de arquivo do FAT32 é de 4 GB, quase nada agora que telefones conseguem gravar vídeos em 4K.

4 GB

No sistema de arquivos FAT32, os arquivos armazenados nos diversos blocos do disco rígido podem ser localizados por meio de uma tabela, que serve como “guia”. Foi criado para substituir o FAT16, que não estava mais atendendo as necessidades dos HDs da época. O FAT32 suporta arquivos de até 4 GB e partições de até 2 TB.

Ela pode variar bastante, indo desde os 8 GB até os 2 TB de armazenamento. Claro que, quanto maior for a capacidade nominal de armazenamento, maior será também o seu preço. As capacidades existentes no mercado hoje são as seguintes: 4 GB, 8 GB, 16 GB, 32 GB, 64 GB, 128 GB, 521 GB, 1 TB e 2 TB.

Resumidamente, o NTFS é ideal para HDs internos que lidam com o Windows, enquanto o exFAT é a melhor opção para pen drives e HDs externos. Já o FAT32 é útil para lidar com dispositivos que não suportam os outros sistemas de arquivos.

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do seu pendrive e selecione a opção "Propriedades" no menu que vai aparecer. Depois, na janela que se abre, marque a caixa de seleção "Compactar este disco para economizar espaço", e, logo em seguida, clique em "Aplicar".

Acesse a ferramenta Comprimir PDF. Arraste e solte seu PDF na caixa de ferramentas para reduzir o tamanho do arquivo. Escolha o tipo de compressão e clique em “Comprimir”. O compressor irá diminuir o tamanho do arquivo.

Na janela de O meu computador, clique com o botão direito do rato no ícone da unidade na qual é apresentado o dispositivo USB. Na janela de FORMATAR nome do dispositivo (letra da unidade), em Sistema de ficheiros, clique na seta de menu pendente, selecione FAT32 e clique no botão Iniciar.

Quando a capacidade de armazenamento da sua unidade USB é de 64 GB ou até maior, você não pode simplesmente formatar o USB para FAT32 com o Explorador de arquivos nem o Gerenciamento de disco.

Para converter NTFS em FAT32 sem formatar a unidade, você pode usar o AOMEI ou qualquer outro assistente de partição que ofereça um recurso dedicado de "conversão de NTFS em FAT32".

2. NTFS ou FAT32, Qual Usar para Disco Rígido ou SSD do Windows? Para troca de arquivos apenas entre sistemas operacionais Windows, o NTFS é uma boa escolha. Para SSD como uma unidade portátil para transferir dados entre diferentes dispositivos, o FAT32 é recomendado.