Como surgiu o Miranha?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

O povo Miranha aparece, na história indígena, como uma espécie de anti-herói. Considerados como "bárbaros" e "antropófagos" pelos naturalistas, seus chefes ficaram conhecidos por vender aos brancos prisioneiros inimigos, membros de hordas rivais, ou mesmo seus próprios(as) filhos(as).

Os primeiros contatos com o povo Miranha ocorreram no século 19 por viajantes naturalistas. Originalmente, no território brasileiro, eles viviam na região do Médio Solimões e rio Japurá, nas regiões dos municípios de Tefé e Coari. A etnia também ocupa uma área da Colômbia.

Existem hoje no Brasil as Terras Indígenas Miranhas da Méria (Alvarães), Miratu (Uarini) e do Cuiú-Cuiú, localidade adjacente que foi identificada pela FUNAI em agosto de 19949.

Do tupi, o termo tuxaua significa "aquele que manda". Também é conhecido na língua portuguesa como cacique. Para os povos indígenas, o tuxaua é quem representa a aldeia e a etnia em contatos com outros povos, além de ser o responsável por negociações com não indígenas.

Dizem que boa parte dos Miranhas vieram da Colômbia, mas foi reconhecido territórios Miranha no médio Solimões e Japurá (Rio que começa na Colômbia e banha o Amazonas. Acreditam-se que os miranhas podem ter originados durante a uma velha migração de índios no Alto Amazonas.

O termo Miranha foi empregado na sociedade colonial como um classificador genérico, que englobaria tribos inimigas, cuja linguagem não seria mutuamente comprensível.

Aqui está o Miranha futurista mostrado no final do primeiro filme, Miguel O'Hara, também conhecido como Homem-Aranha 2099, dublado por Oscar Isaac.

Miranha é um termo popular (de cunho humorístico) criado por internautas, como uma abreviação de Homem-Aranha. O nome se tornou popular com o vídeo de Lucas Inutilismo conhecido como "Singaro dá Carse", dentre outros.

Elemento indígena por excelência, a Cunhã-Poranga é uma personagem feminina que representa a mulher indígena e se coloca como uma exaltação à beleza nativa. No espetáculo, essa personagem aparece em contextos exclusivamente indígenas, podendo ser estes momentos de representações de lendas ou de rituais.

O pajé é considerado uma das figuras mais importantes dentro das tribos indígenas brasileiras. De acordo com as tradições típicas desses povos, o pajé é predominantemente um ancião dotado de poderes sobrenaturais, com a capacidade de prever o futuro, expulsar espíritos malignos e doenças das tribos.

A Palavra "Tuchaua" (Que originalmente se escreve com X, "Tuxaua") tem origem indígena vinda do Tupi-Guarani que significa "Aquele que manda" ou “o manda-chuva”.

Peter Parker

O Homem-Aranha mais poderoso de todos os universos alternativos é o Homem-Aranha Cósmico, também conhecido como Capitão Universo. Usando o poder da força enigma, uma energia mística completamente incompreensível, este Peter Parker se tornou mais forte do que praticamente qualquer outro ser que já existiu.

Durante sua vida heroica como o Homem-Aranha, Peter Parker teve alguns relacionamentos amorosos marcantes. A associação mais lógica para o par do herói talvez seja Mary Jane. Antes dela, porém, existiu Gwen Stacy, que, segundo CB Cebulski, editor-chefe da Marvel, foi o verdadeiro amor de Parker.

Ela se chama Michelle Jones-Watson! A revelação acontece logo nos primeiros momentos do filme enquanto MJ é interrogada por um policial. Ao ser chamada de "Jones-Watson", a jovem responde que não utiliza o último sobrenome.

  1. 1 - Homem-Aranha Cósmico (Terra-13)
  2. 2 - Aranha-Zumbi (com parcela do Poder Cósmico) ...
  3. 3 - Aranha Fantasma (Terra-11638) Ghost Spider. ...
  4. 4 - Hulk-Aranha. Spider-Hulk. ...
  5. 5 - Aranha-Escarlate (Kaine Parker) Scarlet Spider. ...
  6. 6 - Miles Morales. Miles Morales. ...
  7. 7 - Homem-Aranha 2099 (Miguel O'Hara) Spider-Man 2099. ...

As HQs do Aranhaverso estabelecem que todos os Seres-Aranha estão conectados por algo chamado “A Teia da Vida e do Destino”. Esse é o mesmo nome utilizado por Miguel O'Hara para explicar o multiverso-aranha a Miles – que prefere chamar a coisa toda apenas de “Aranhaverso”.