Como surgiu o bolo de caneca?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A receita de bolo de caneca surgiu na Inglaterra e era conhecido como fairy cake (bolo das fadas). Depois migrou para os Estados Unidos, onde recebeu o nome de cupcake (bolo de xícara/copo), porque ao contrário de medir seus ingredientes do jeito tradicional, por peso, eles eram medidos por xícaras.

Amelia Simms

História. A primeira menção do cupcake que se tem notícia é de 1796, quando uma anotação de receita de "um bolo para ser assado em pequenas xícaras" foi escrito em "Culinária Americana" por Amelia Simms.

A história do bolo começa no Egito Antigo
Lá, o produto era preparado com pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Depois da expansão do Império Romano, eles se aperfeiçoaram na técnica da fermentação e implementaram na produção. Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola.

“Sabe como o hábito de fazer e oferecer bolos começou no Brasil? O bolo já tinha função social na vida portuguesa e, ao chegar aqui, foi ganhando mais e mais importância. Claro, inicialmente, no primeiro século da colonização, nas camadas mais altas da sociedade.

Daí o nome: cup = xícara e cake = bolo. Uma terceira versão mistura essas duas últimas e acrescenta um novo detalhe: o cupcake teria então surgido na Inglaterra e levado para os Estados Unidos com o nome de Fairy Cakes (Bolo das Fadas) e que logo se tornou uma das delícias servidas no “chá das 5″.

Os primeiros objetos em cerâmica foram moldados à mão. Entre 6.500 e 3.000 a.C., sua fabricação foi facilitada com a invenção da roda de oleiro. Foi relativamente fácil adicionar uma alça a uma xícara no processo de produção, criando, assim, a caneca. Um exemplo desse tipo de artefato foi encontrado na Grécia.

As primeiras canecas que foram encontradas pelos arqueólogos eram feitas de ossos, para ficar mais fácil a lembrança trazendo um exemplo um pouco mais atual, são as canecas dos Vikings. Isso muito antes da descoberta do café que foi em 1475 na Constantinopla, onde as canecas eram feitas de madeira.

Não existe uma única versão da origem dos bolos, mas é intuito acreditar que tudo começou em Roma, por volta do ano 100 a.C.. A essa época, os bolos teriam sido uma espécie de pão – a base de massa de trigo, o qual era quebrado sobre a noiva com forma de benção.

O bolo surgiu no Egito Antigo e era feito a partir de pães adoçados com xaropes de frutas, tâmaras e passas. No período renascentista a receita foi melhorada pelos romanos, que conheciam a técnica da fermentação. Foram eles que colocaram o nome bolo, por causa do formato redondo, vindo de bola.

Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.

Se acreditarmos na versão, trata-se do doce mais antigo do mundo. Chama-se asure (em turco) ou ashure, palavra derivada do árabe ashura, que significa décimo. Destina-se ao uso litúrgico.