Como surgiu Corumbá?

Perguntado por: eportela2 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

A povoação de Corumbá de Goiás surgiu em 1731, como polo de mineração no rio Corumbá e ribeirão Bagagem. O povoado cresceu entre o rio e a capela, com habitantes de origem paulista e portuguesa vindos com as bandeiras, em busca de pedras preciosas, que construíram suas moradias às margens do rio.

Os imigrantes europeus e de outros países sul-americanos estabeleceram-se na cidade, a partir de 1870, impulsionando o seu desenvolvimento. Corumbá se tornou, então, o terceiro maior porto fluvial da América Latina com intenso movimento de embarcações estrangeiras.

21 de setembro 1778

Fundada em 21 de setembro 1778 por Luiz de Albuquerque para impedir os avanços dos espanhóis pela fronteira brasileira em busca de riqueza, Corumbá se transformou no principal entreposto comercial da região, quando foi liberada a passagem, pelo Rio Paraguai, de barcos do Brasil e do Paraguai e, pela importância ...

Com o nome de origem tupi-guarani – Curupah, que significa “lugar distante” – e depois de ter outras denominações ao longo de sua história, Corumbá é conhecida como cidade branca, devido à cor clara de seu solo, rico em calcário.

Fundado em 1778 para impedir os avanços dos espanhóis pela fronteira brasileira em busca do mineral precioso, o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque – primeira denominação do vilarejo – transformou-se no principal entreposto comercial da região.

Nessa época, final do século XIX, Corumbá era o 3° maior porto fluvial da América Latina e movimentava, através dos vapores na rota Europa/Brasil, o comércio de peles, charques e outras riquezas produzidas na região. Em 1914 a cidade já era povoada por 15.000 almas.

Miranda

História em dados - Segundo o historiador Roberto Figueiredo, Miranda é uma das cidades mais antigas do Estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com Corumbá e Ladário. Essas três localidades têm uma história intrinsecamente ligada ao processo de ocupação e desenvolvimento da região sul do Pantanal.

Com o nome de origem tupi-guarani Curupah – que significa “lugar distante” – e, depois de ter outras denominações ao longo de sua história, Corumbá é conhecida como Cidade Branca, devido à cor clara de seu solo, rico em calcário.

Significado de Corumba
substantivo masculino [Brasil: Nordeste] Sertanejo que emigra, fugindo à seca; retirante.

cidade de Corumbá

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na última quarta-feira (19), o Projeto de Lei 6816/06, do deputado Vander Loubet (PT-MS), que confere à cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, o título de capital do Pantanal.

Foi construído logo após a Guerra do Paraguai (1871) em uma área privilegiada, de onde se avista o Rio Paraguai e a paisagem pantaneira.

Encravada em uma das regiões mais bonitas do Brasil, rodeada pela natureza e com economia forte, Corumbá é considerada um dos melhores lugares para viver no país.

A população da cidade de Corumbá (MS) chegou a 96.268 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -7,14% em comparação com o Censo de 2010.

As construções antigas de Corumbá são importantes tanto pelo fato de estabelecerem uma "herança" para as presentes gerações, que delas podem se beneficiar, quanto para servir de elemento de preservação da memória cultural.

dia 21 de setembro

A Prefeitura de Corumbá programou uma série de atividades comemorativas referente ao aniversário de 244 anos de Corumbá, completados na quarta-feira, dia 21 de setembro.

Corumbá tem como principais símbolos culturais; o pantanal, trem do Pantanal, o tereré, a onça pintada, o jacaré, o peixe pintado. Como animais se destacam a arara azul e o tuiuiú. Na flora tem destaque os ipês (roxo, amarelo e rosa) e o carandá.