Como ser perito criminal do FBI?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Como se tornar Perito Criminal ou Investigador? Ambas as carreiras requerem formação em nível superior em qualquer área. Por pertencerem à Polícia Civil ou Federal, é necessário ser aprovado em concurso público. Uma vez aprovados, os profissionais passam por um período de treinamento antes de ingressarem na carreira.

Qual é o salário de Perito Criminal Federal na empresa Federal Bureau of Investigation (FBI)? Os salários de Perito Criminal Federal na Federal Bureau of Investigation (FBI) estão entre R$276.269 e R$297.358.

Para se tornar um perito criminal nos Estados Unidos, você precisará ter experiência prática em laboratório ou em campo. Isso pode ser obtido através de estágios, programas de treinamento ou trabalhos voluntários em laboratórios forenses.

Qual é a faculdade para ser perito criminal? Para se tornar um perito criminal, é necessário possuir formação acadêmica em áreas como Medicina, Engenharia ou Química. Além disso, é fundamental ser aprovado em um concurso público específico para peritos criminais.

Lembre-se de que a formação necessária para se tornar um perito criminal no Brasil inclui um curso de graduação de quatro anos em uma das áreas previstas em lei, além de registro no respectivo conselho profissional.

Estrutura de classificação

  • Estagiário de novo agente.
  • Agente especial.
  • Agente especial sênior.
  • Agente especial de supervisão.
  • Agente especial assistente responsável (ASAC)
  • Agente especial responsável (SAC)

Os estados onde a profissão de Perito criminal têm os melhores salários são Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. As especialidades com os melhores salários são Perito Criminal. Essas informações são baseadas nas 5 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil.

Perito criminal é o responsável pela investigação forense, dedicado, portanto, à investigação científica de crimes. Ou seja, ele é um servidor da polícia, ou da Justiça, que se desloca até o local de possíveis crimes, como roubos, fraudes, estupros e assassinatos, para coletar provas e evidências.

As provas para perito geral são aquelas em que todas as graduações concorrem às mesmas vagas e fazem a mesma prova, logo, são cobrado conteúdos mais gerais, que não são específicos de nenhuma área. Os conteúdos mais comuns são: Língua Portuguesa. Direito Constitucional, Penal, Processual Penal e Administrativo.

E atenção: o TAF não pode ser cobrado para cargos burocráticos, como é o caso dos certames para técnico administrativo, auxiliar de autópsia, papiloscopista, médico legista, perito criminal e escrivão de polícia.

O concurso para Perito é difícil, sim, mas não é impossível. Em TODO concurso há aprovados. E mesmo quem passa por várias reprovações antes de chegar na aprovação não se arrepende. Então saiba que é possível chegar lá, e que todo esforço valerá a pena!