Como se chama um verso sem rimas?

Perguntado por: lxavier5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
3.9 / 5 16 votos

Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida). Os versos brancos são muito utilizados desde o século XVIII no Brasil, sobretudo na poesia romântica, moderna e contemporânea.

Versos brancos: quando o poema não possui rimas.

Na teoria da literatura, os versos Livres, também chamados de versos irregulares ou heterométricos, são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.

Assim, o verso, isto é, cada linha de um poema, pode ser monossílabo, dissílabo, trissílabo, tetrassílabo, pentassílabo (redondilha menor), hexassílabo, heptassílabo (redondilha maior), octossílabo, eneassílabo, decassílabo, hendecassílabo, dodecassílabo (alexandrino) ou bárbaro.

A estrofe representa a união de versos que compõem os poemas e segundo sua estrutura, elas são classificadas em: Monóstico: estrofe de 1 verso. Dístico: estrofe de 2 versos. Terceto: estrofe de 3 versos.

Os versos brancos são aqueles que apresentam métricas, mas não utilizam rima.

O verso branco ou verso solto é um verso não rimado que não obedece a nenhum esquema rimático fixo ou rígido. Almeida Garrett, por exemplo, usa-o no poema Camões (1825).

Quando os versos têm o mesmo número de sílabas poéticas, ou seja, são regulares, eles recebem o nome de isométricos. Camões compôs todo “Os Lusíadas” em decassílabos, sendo assim, considerada o melhor exemplo de versos isométricos.

No fazer poético, os versos livres, também chamados de versos irregulares, não utilizam os esquemas métricos, e podem dispensar, ou não, o uso das rimas, ou qualquer outro padrão formal, preocupando-se tão somente com ritmo, unidade semântica, musicalidade natural da fala e leitura.

Consiste num verso de dez sílabas adotado por Camões nos Lusíadas, tendo sido consagrado como medida por excelência dos poemas heroicos. O decassílabo clássico chegou a Portugal vindo de Itália através de Sá de Miranda e tornou-se no verso heroico nacional. A sua acentuação recai geralmente na 6. ª e na 10.

a) estrofes simples: são aquelas que possuem versos com apenas uma medida. Nunca perdido, sempre reencontrado. Veja que todos os versos dessa estrofe são decassílabos (possuem dez sílabas poéticas cada), caracterizando, assim, uma estrofe simples.

O poema é um texto literário escrito em versos. Ele pode ser lírico, narrativo ou dramático. Ouça o texto abaixo em aúdio! Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes.

Os versos livres são versos que não possuem métrica, são versos introduzidos pelo modernismo e não se baseiam em critérios predefinidos, mas em decisões que o poeta toma intuitivamente ou em normas por ele criadas. Um exemplo é "Na Rua do Sabão" de Manuel Bandeira ou "Um boi vê os homens" de Carlos Drummond de Andrade.

Tetrassílabo: verso composto por quatro sílabas poéticas.

Estrofes simples: poema composto de versos que possuem a mesma medida. Estrofes compostas: poema que agrupa versos de medidas diferentes. Estrofes livres: poema com agrupamento de versos sem rigor métrico.

- Verso bárbaro – versos com mais de doze sílabas.