Como se chama ministro do STF?

Perguntado por: nmaia4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

A segunda turma é composta pelos ministros: Dias Toffoli (presidente) Gilmar Mendes. Edson Fachin.

Ao exercer a Presidência do Supremo Tribunal Federal, sucedendo a brilhante gestão da Ministra Rosa Weber, o Ministro Luís Roberto Barroso prosseguirá a aplicar seu inigualável talento no trato das questões constitucionais complexas e sua habilidade magistral na gestão da coisa pública a serviço da Nação.

Competência privativa do Senado — Senado Notícias.

Atualmente, o mandato de um ministro do STF se encerra quando o magistrado completa 75 anos, sendo aposentado compulsoriamente.

O Tribunal é estruturado em órgãos que são o Plenário, as 2 Turmas e o Presidente. O Plenário é formado pelos 11 Ministros e é presidido pelo Presidente do Tribunal. As Turmas são constituídas, cada uma, por 5 Ministros, sendo que o mais antigo preside a Turma.

O Supremo Tribunal Federal é a instância máxima do Poder Judiciário. Os 11 ministros que compõem o STF são indicados pelo presidente da república e ocupam cargo vitalício. Ouça o texto abaixo em aúdio!

Ministro Luís Roberto Barroso é eleito próximo presidente do STF.

O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado. Redação original.

Com a aprovação da lei 14.520/2023, o salário dos ministros do STF aumenta em 18% parcelados ao longo de três anos. Na prática, o salário passou de R$ 39.293,32, em 2022, para R$ 41.650,92, a partir do dia 1º de abril de 2023.

85. Mas ela estabelece que compete ao Senado julgar os ministros, conforme já mencionado (art. 52, inciso II, da Constituição).

O STJ é composto por 33 ministros. Eles ​são escolhidos e nomeados pelo Presidente da República, a partir de lista tríplice formulada pelo próprio tribunal.

Apesar de não estar expressamente mencionado no texto constitucional, é fundamental que o Ministro seja, no mínimo, bacharel em Direito, embora tenha havido um caso na história em que o médico Barata Ribeiro tenha sido indicado Ministro do STF em 1893, mas seu nome foi posteriormente rejeitado pelo Senado.

O presidente da República escolheu André Mendonça, que era servidor de carreira da Advocacia-Geral da União e atuava como AGU na época da indicação. Ele também já tinha sido ministro da Justiça e Segurança Pública na gestão Bolsonaro, depois da saída de Sergio Moro do cargo e do governo.