Como saber se tenho direito ao Auxílio Brasil pelo CPF 2023?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Estou no Cadastro Único como saber se vou receber Auxílio Brasil? É possível saber se o Auxílio Brasil, atual Bolsa Família, foi aprovado, verificando pelo site ou aplicativo do Cadastro Único, na área “Meu benefícios”, acessando com o CPF e a senha do gov.br.

Como consultar usando o Caixa Tem

  1. Faça login no Caixa Tem. Procure pelo aplicativo no celular, clique nele e depois insira seu CPF e senha para continuar;
  2. Faça a consulta. Role a tela até “Auxílio Brasil” e selecione a opção; na conversa com o chatbot, você saberá se foi aprovado.

Pelo aplicativo Bolsa Família; Entrando em contato com a Central de Atendimento no número 111.

Basta acessar o aplicativo “Auxílio Brasil”. Caso já utilize aplicativos da Caixa, pode inserir o CPF e utilizar a mesma senha. Também pode usar a mesma senha do Caixa Tem ou ainda se cadastrar com seu CPF.

Para saber se foi aprovado para receber o Bolsa Família, o usuário pode acessar o aplicativo Auxílio Brasil ou o app Caixa Tem. Também é possível ligar para o Atendimento Caixa pelo número 111. Se ainda persistirem dúvidas, é possível contatar o Ministério do Desenvolvimento Social pelo número 121.

1 de setembro de 2023
LISTA DOS CONTEMPLADOS DO PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL (PAB) – DEZEMBRO/2023.

Para verificar se tem direito ao Auxílio Emergencial é preciso ter uma conta Gov.Br, realizar o login e só depois consultar o benefício.

Também é possível fazer a consulta CadÚnico pelo site do Ministério da Cidadania, por meio deste endereço eletrônico: aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/. Siga estes passos: Acesse a área Consulta Cidadão. Preencha os dados do formulário (nome, data de nascimento, nome da mãe, estado e município)

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.

A consulta pelo site do Ministério da Cidadania é simples. Acesse o site do Cadastro Único. Preencha o CPF, data de nascimento e clique em “Consultar”. Se você estiver no cadastro, abrirá uma janela com informações ou atualização.

Também é possível fazer a consulta ligando para a Central de Relacionamento do Auxílio Brasil, no número 121, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Como obter informações

  1. O beneficiário pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania, para saber se tem direito ao Auxílio Brasil e o valor que será pago.
  2. Também é possível obter informações sobre o benefício na Central de atendimento da Caixa, pelo telefone 111.

Mas e a pessoa que mora sozinha? Para ter direito ao benefício ela deve ter a renda de meio salário mínimo ou de até três? De acordo com o Ministério da Cidadania, a pessoa que mora sozinha tem uma renda que corresponde a de toda família, ou seja, ela está no perfil de quem recebe até R$ 3.135 por mês.

Quem recebe um salário mínimo tem direito ao Bolsa Família? Depende de quantas pessoas na família vivem com esse dinheiro. Atualmente, o salário mínimo é R$1302. Numa casa em que exista só um provedor que ganhe um salário mínimo, 5 pessoas - além dele mesmo - devem viver com essa quantia.

Um dos principais critérios para ter direito ao Auxílio Brasil 2023 é a renda familiar. O programa destina-se a famílias que estejam em situação de vulnerabilidade econômica, portanto, é exigido que a renda per capita seja de até meio salário mínimo ou a renda familiar total não ultrapasse três salários mínimos.

Semasc divulga relação dos contemplados no Programa Bolsa Família em setembro de 2023. A prefeitura de Presidente Figueiredo, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), divulgou nesta terça-feira (29/8), uma lista com os 436 novos contemplados do Programa Bolsa Família (PBF).