Como saber se o anel é original?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

De qualquer forma, vamos lá:

  1. Limpe bem a joia com uma flanela.
  2. Aplique duas ou três gotas de vinagre.
  3. Observe a cor da peça.
  4. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida.
  5. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.

Teste com imã – Para saber se a joia é verdadeira ou falsa, pegue um imã e aproxime da joia, se tiver uma grande quantidade de metal precioso não irá grudar no imã, sendo assim uma joia verdadeira.

É válido tentar colocar algumas substancias no metal para ver sua autenticidade. Como o iodo, se colocado em cima de uma joia de ouro falsa, ela escurecerá. Também riscando o Giz em uma joia de prata, e se ficar escuro é verdadeiro. Ouro falso quando em contato com o vinagre fica rapidamente escuro.

Geralmente, as peças assim, como os anéis de ouro, tem essa marquinha que indica a quantidade de quilates, ou seja, proporção de ouro diante de outras ligas metálicas presentes na composição da joia. No anel de ouro normalmente ela vem na parte interna.

As jóias de prata feitas sob o padrão internacional possuem, via de regra, o carimbo indicando sua qualidade. Deve-se procurar pela peça a marcação “925” ou os demais selos: “950”,, “900” ou “800”. No Brasil os tipos de prata que possuem maior comercialização é a 950 e 925. Esses números representam a pureza do metal.

1. Examine a sua peça, procure por marcas. Para encontrar os quilates é preciso observar se existe alguma indicação de pureza "cravada" na peça, que deve rondar entre os 9k e os 24k. Por isso, a caracterização de “ouro verdadeiro” analisa-se através das proporções de ouro presentes na sua jóia.

2 Pingue algumas gotas de vinagre no objeto de ouro. Coloque o objeto de ouro em uma superfície plana, aplique um pouquinho de vinagre no material com um conta-gotas e conte 15 minutos. O item não vai mudar de cor se for legítimo; se não for, prepare-se para ver uma alteração.

Aplique duas ou três gotas de vinagre. Observe a cor da peça. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.

Como saber se é ouro com ácido nítrico
Limpe a joia de ouro com uma flanela e aplique gotas do ácido nítrico usando um conta-gotas. É importante que a peça esteja em cima de um recipiente de aço inoxidável. Espere alguns minutos e veja a cor da reação do ácido nítrico: se for verde, a joia foi banhada a ouro.

Muitas marcas de bijuterias mais simples usam apenas uma tinta, um verniz para ter a cor do metal, mas não usam o metal em si, por isso duram menos e possuem menor preço também. Já as semi joias possuem mais de 8 milésimos de ouro 18k, por isso a maior durabilidade.

Conforme mencionado anteriormente, o ouro é um metal macio, portanto, é inevitável que os riscos apareçam. Mesmo pessoas muito cuidadosas vão perceber esses pequenos riscos normais decorrentes do uso normal.