Como saber se meu e CPF está ativo?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Ter o CPF suspenso significa que está irregular, ou seja, falta alguma informação no seu cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto. Em muitos casos, o motivo que leva o CPF ficar suspenso está ligado com o Título de Eleitor.

Significa que não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte. Contudo, essa regularidade é diferente da situação fiscal do consumidor, que determina se o contribuinte possui ou não débitos junto à Receita Federal, ou quando o seu CPF está isento de débitos que o levam a listas de restrição de crédito.

Caso o contribuinte tenha feito a consulta e descoberto que o CPF está suspenso, é preciso agir para resolver a situação o mais rápido possível. A solicitação de atualização pode ser feita online ou presencialmente em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Acesse o site da Receita Federal.
Clique na opção "CPF" no menu superior da página. Na seção "Serviços em destaque", clique em "Comprovante de inscrição no CPF".

Suspensa: quando falta informações no cadastro ou consta algum dado incorreto; Cancelado: quando há diferentes inscrições no CPF com os mesmos dados, por decisão judicial ou administrativa; Titular falecido: ocorre quando há a comprovação do óbito do cidadão; Nula: ocorre a anulação do CPF por motivos de fraude.

Se o CPF está cancelado ou foi anulado por decisão judicial, não há o que fazer, esse número de documento não será recuperado. Se a situação for pendente de regularização, a pessoa deve atualizar a situação fiscal, ou seja, enviar as declarações de imposto de renda faltantes para a Receita Federal.

Checar a situação do CPF é bem simples. Você só precisa entrar no site da Receita Federal e digitar o número do documento e a data de nascimento. Então, será exibido o comprovante de Situação Cadastral no CPF, onde você poderá verificar se está cancelado ou com outro status.

O CPF fica suspenso quando há algo de errado ou incompleto no cadastro do contribuinte. O mais comum é que as inconsistências apareçam no nome, data de nascimento, nome da mãe ou Título Eleitoral, já que a Receita Federal cruza os dados com as informações da Justiça Eleitoral.

Como saber se o CPF está bloqueado? A melhor forma de consultar a situação do seu CPF é acessando ao site da Receita Federal na internet e buscando por "Comprovante de Situação Cadastral no CPF".

O número do cadastro sai na hora e o valor da taxa é de R$ 7,00. Para brasileiros com idade entre 18 e 69 anos, é necessário apresentar o título de eleitor, alistamento eleitoral, protocolo de inscrição ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral.

Pendência com a Receita Federal: o que verificar? Toda a verificação de pendência na Receita Federal acontece no portal e-CAC. Depois que você faz o login, você consegue saber, por exemplo, se seus dados estão corretos e atuais.

Ter um CPF irregular significa que você tem pendências no seu cadastro na Receita Federal, que é o órgão que faz a emissão e a administração desse documento. Quando seu CPF está nessa situação, quer dizer que ele pode estar suspenso, cancelado ou nulo.

Pra ver informações sobre seu documento, basta acessar o site da Receita Federal e consultar CPF grátis. E se você quiser conferir se existem pendências no seu nome, é só fazer uma consulta no site da Acordo Certo.

O app oficial para consultar seu CPF e outros serviços chama-se Serasa: Consulta CPF e Score. Ele pode ser baixado de forma gratuita pela loja de aplicativos do seu celular, compatível com IOS e Android.